sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

As empresas campeãs de reclamação em 2011

As empresas campeãs de reclamação em 2011

Itaú, Oi, Claro-Embratel e Bradesco foram as campeãs de reclamação de reclamação. Ao todo, os Procons realizaram 1,6 milhão de atendimentos
Por Época NEGÓCIOS Online*
Reprodução Internet
Itaú: após fusão com Itaú, banco lidera lista de reclamações

A exemplo de anos anteriores, bancos e operadoras de telecomunicações foram os campeões nacionais de reclamações de consumidores nos Procons em 2011, segundo boletim divulgado hoje pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.

Do total de 1,6 milhão de atendimentos realizados pelos Procons no ano passado, 81.946 ocorrências diziam respeito ao grupo Itaú, seguido por Oi (80.894), Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e Tim (27.102). Veja a lista das top 20 na tabela abaixo.

As 20 empresas que receberam o maior número de
reclamações no Procon em 2011
EmpresaNúmero de reclamações
Itaú81.946
Oi80.894
Claro-Embratel70.150
Bradesco45.852
TIM27.102
Vivo26.025
Santander21.785
B2W (Submarino, Lojas Americanas e outras)21.554
Banco do Brasil19.098
Ponto Frio17.293
LG17.048
Ricardo Eletro16.380
Net12.559
BV Financeira12.390
Banco BMG12.232
Caixa12.114
Samsung11.899
Citibank11.134
HSBC9.123
Sky8.779
Fonte: Procon

De acordo com o documento, os problemas mais recorrentes enfrentados pelos consumidores no Brasil são relacionados a cartões de crédito (9,21%), telefonia móvel (7,99%), serviços bancários (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelhos celulares (5,44%).

Além disso, 35,46% das queixas dizem respeito a cobranças indevidas ou com informações insuficientes, enquanto 19,99% tratam de ofertas não realizadas. Outros 11,62% das reclamações estão relacionados a contratos não cumpridos e 11,19%, a denúncias de má qualidade em produtos e serviços prestados.

Principais motivos de reclamação
PosiçãoOcorrênciaTotal %
Problemas com cobrança545.57835,46
Problemas na oferta307.60319,99
Problemas contratuais178.71811,62
Vício ou má  qualidade de produto ou serviço172.16011,19
Problemas com garantia de produtos145.8059,48
Fonte: Procon

Mulheres reclamam maisSegundo documento divulgado pelo Ministério da Justiça, a maior parte das reclamações foi feita por mulheres (54,69%). Considerando a idade, a faixa etária dos consumidores que mais reclamaram é de 21 a 50 anos.

(Com informações da Agência Estado)

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