As empresas campeãs de reclamação em 2011
Itaú, Oi, Claro-Embratel e Bradesco foram as campeãs de reclamação de reclamação. Ao todo, os Procons realizaram 1,6 milhão de atendimentos
Por Época NEGÓCIOS Online*
Itaú: após fusão com Itaú, banco lidera lista de reclamações
A exemplo de anos anteriores, bancos e operadoras de telecomunicações foram os campeões nacionais de reclamações de consumidores nos Procons em 2011, segundo boletim divulgado hoje pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.
Do total de 1,6 milhão de atendimentos realizados pelos Procons no ano passado, 81.946 ocorrências diziam respeito ao grupo Itaú, seguido por Oi (80.894), Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e Tim (27.102). Veja a lista das top 20 na tabela abaixo.
As 20 empresas que receberam o maior número de reclamações no Procon em 2011 | |
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Empresa | Número de reclamações |
Itaú | 81.946 |
Oi | 80.894 |
Claro-Embratel | 70.150 |
Bradesco | 45.852 |
TIM | 27.102 |
Vivo | 26.025 |
Santander | 21.785 |
B2W (Submarino, Lojas Americanas e outras) | 21.554 |
Banco do Brasil | 19.098 |
Ponto Frio | 17.293 |
LG | 17.048 |
Ricardo Eletro | 16.380 |
Net | 12.559 |
BV Financeira | 12.390 |
Banco BMG | 12.232 |
Caixa | 12.114 |
Samsung | 11.899 |
Citibank | 11.134 |
HSBC | 9.123 |
Sky | 8.779 |
Fonte: Procon
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De acordo com o documento, os problemas mais recorrentes enfrentados pelos consumidores no Brasil são relacionados a cartões de crédito (9,21%), telefonia móvel (7,99%), serviços bancários (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelhos celulares (5,44%).
Além disso, 35,46% das queixas dizem respeito a cobranças indevidas ou com informações insuficientes, enquanto 19,99% tratam de ofertas não realizadas. Outros 11,62% das reclamações estão relacionados a contratos não cumpridos e 11,19%, a denúncias de má qualidade em produtos e serviços prestados.
Principais motivos de reclamação | ||||
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Posição | Ocorrência | Total | % | |
1º | Problemas com cobrança | 545.578 | 35,46 | |
2º | Problemas na oferta | 307.603 | 19,99 | |
3º | Problemas contratuais | 178.718 | 11,62 | |
4º | Vício ou má qualidade de produto ou serviço | 172.160 | 11,19 | |
5° | Problemas com garantia de produtos | 145.805 | 9,48 | |
Fonte: Procon
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Mulheres reclamam maisSegundo documento divulgado pelo Ministério da Justiça, a maior parte das reclamações foi feita por mulheres (54,69%). Considerando a idade, a faixa etária dos consumidores que mais reclamaram é de 21 a 50 anos.
(Com informações da Agência Estado)
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