Aumento do IPI passa a valer, mas ainda não chega ao bolso do consumidor
Para maior parte das montadoras, repasse para os preços dos carros importados só acontecerá em janeiro
A medida protecionista do governo brasileiro, que aumenta em até 30 pontos percentuais o IPI para veículos importados, começou a valer a partir desta sexta-feira, 16, mas o efeito para o consumidor só deve aparecer em 2012. A razão é que apenas os veículos que desembarcarem no Brasil de agora em diante pagarão o imposto mais alto. Ou seja, enquanto os estoques durarem, as montadoras não deverão repassar esse aumento.Pelo menos é o que dizem as fabricantes ouvidas pelo iG Carros: “por enquanto valem os preços antigos até o final do ano”, foi a frase mais ouvida pela reportagem. Mas há exceções. A coreana Kia, por exemplo, já reajustou o preço de seus modelos, todos eles importados. O Sportage, por exemplo, está 4,2% mais caro mas o Picanto, novidade da marca, teve um acréscimo de quase 10% em seu preço – de R$ 34.900 para R$ 38.190.
Segundo um concessionário da Kia, o novo valor já está valendo, mesmo para um veículo que foi nacionalizado antes do aumento. Outra que alterou seus preços foi a Citroën. A minivan C4 Picasso e o sedã de luxo C5, importados da Europa, estão R$ 2 mil mais caros que antes.
A Porsche, ao contrário, manteve os preços reajustados após o primeiro anúncio, em setembro. O Cayenne, seu veículo mais vendido, teve um acréscimo de quase 19% na versão mais barata.
Divulgação
Lista de carros mais caros é pequena, mas crescerá a partir de janeiro de 2012
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