sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Megaliquidação nos EUA, a Black Friday começa a aparecer no Brasil

Megaliquidação nos EUA, a Black Friday começa a aparecer no Brasil

Nesta sexta-feira, lojas e redes no comércio eletrônico preparam um dia de promoções no país

Megaliquidação nos EUA, a Black Friday começa a aparecer no Brasil  Michael Nagle/Getty Images/AFP
Consumidores mais uma vez lotaram as lojas de Nova York para garantir compras com preço baixo Foto: Michael Nagle / Getty Images/AFP
 
A proposta da campanha americana é aproveitar a data para limpar os estoques de meses anteriores e renová-los para a grande safra do fim do ano. A data é tradicional no calendário dos EUA: anualmente, milhões de americanos acampam em frente às lojas às vésperas da data para aproveitar as ofertas de até 90% de desconto.

— Esperamos aumento de 80% nas vendas pela internet nesta Black Friday em relação à data no ano passado — calcula Vicente Rezende, diretor de marketing da Nova Pontocom, empresa responsável pelas promoções nos sites de Ponto Frio, Casas Bahia e hipermercados Extra.

No site do Ponto Frio, os descontos chegarão a 65%. A maior parte das promoções não serão encontradas nas lojas. A companhia teve de reforçar os estoques para atender à forte demanda prevista para hoje. A Lojas Americanas, com pontos de venda em diferentes Estados no país, também vai aproveitar a data para fazer promoções.

A versão brasileira da Black Friday nasceu no ano passado por iniciativa do site Busca Descontos, que reuniu promoções de 15 varejistas virtuais. A edição deste ano ganhou o reforço com a participação de cerca de 50 empresas, como Walmart, Magazine Luiza, Americanas.com e Netshoes. A expectativa é somar R$ 15 milhões em vendas na sexta-feira - cinco vezes mais do que em 2010.

Além de expor suas ofertas no Busca Descontos, o Walmart lançou um hotsite especial, que promete 200 produtos com descontos de até 70%, com destaque para eletrônicos.

— As vendas no Black Friday são uma prévia do Natal. Especialmente nas praças do interior, muitas pessoas deverão aproveitar para fazer suas compras de fim de ano já nesta sexta — afirma Roberto Wajnsztok de Oliveira, diretor de marketing e novos negócios no E-Commerce do Walmart Brasil.

Nos EUA, a tradicional data do comércio é realizada no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), comemorado na terceira quinta-feira de novembro. Neste ano, diferentes redes decidiram se antecipar para atrair o máximo de compradores. Lojas pretendiam abrir à meia-noite, quando normalmente abrem 4h da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...