PepsiCo lucra US$ 6,4 bilhões e anuncia 8.700 demissões
A empresa pretende cortar 3% de sua força de trabalho para para investir neste ano até US$ 600 milhões a mais em novas campanhas de publicidade
Por Agência Estado
A PepsiCo, a segunda maior fabricante de refrigerantes do mundo, anunciou nesta quinta-feira lucro de US$ 6,4 bilhões em 2011, valor 2% superior ao anualizado, mesmo dia em que revelou plano de reestruturação que inclui o corte de 8,7 mil empregos no mundo todo em 2012.
Com sede em Purchase (Nova York), a companhia registrou US$ 4,03 de lucro líquido por ação, US$ 0,12 a mais do que no ano anterior, quando obteve lucro de US$ 6,3 bilhões.
A PepsiCo faturou no conjunto de 2011 um total US$ 66,5 bilhões, avanço de 15% em comparação com o ano anterior, quando alcançou receita de US$ 57,8 bilhões.
Nesta quinta, a PepsiCo anunciou separadamente ainda um ambicioso plano de reestruturação com cortes de 8,7 mil empregos no mundo todo, 3% do elenco da companhia, para investir neste ano até US$ 600 milhões a mais em novas campanhas de publicidade, principalmente na América do Norte.
Está prevista a introdução de um programa para aumentar a produtividade e poupar US$ 1,5 bilhão em custos ao longo dos próximos três anos.
Em comunicado, a presidente e conselheira da empresa, Indra Nooyi, destacou que a companhia conseguiu estimular a demanda de produtos ao longo "do ano em meio aos desafios macroeconômicos e as turbulências políticas".
Nooyi explicou que "2012 será um ano de transição", durante o qual serão dados "os passos necessários para construir uma empresa mais forte e bem-sucedida".
No quarto trimestre, a companhia obteve lucro de US$ 1,42 bilhão, ou US$ 0,89 por ação, uma alta de 3,7% em comparação com os US$ 1,37 bilhão, ou US$ 0,85 por ação, registrados no quarto trimestre de 2010.
A receita da empresa subiu 11%, para US$ 20,16 bilhões, com o volume de vendas pelo mundo subindo 7%. Além disso, a companhia revelou planos para reduzir 3% de sua força de trabalho, como parte de um plano para cortar custos, e também que pretende elevar seus dividendos anuais.
A Pepsi tem registrado aumentos de dois dígitos em suas vendas nos últimos trimestre, apoiada por aquisições e pelo crescimento em mercados emergentes. No setor de bebidas, porém, a Pepsi-Cola caiu para o terceiro posto no mercado de refrigerantes dos EUA, liderado agora pela Coca-Cola e pela Diet Coke. As informações são da Dow Jones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário