sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Brasileiros estão gastando mais com entretenimento

Brasileiros estão gastando mais com entretenimento, diz pesquisa

País é o quinto mais confiante na economia, à frente da China e dos Estados Unidos. Maioria da população nacional alega que a situação financeira é excelente ou boa

Por Letícia Alasse, Mundo do Marketing
 
O Brasil é o quinto país mais confiante na sua economia, à frente da China (108) e dos Estados Unidos (105), com um índice de 112 pontos. É o que aponta a pesquisa da Nielsen com mais de 28 mil entrevistados com acesso à internet em 56 países. Os níveis de confiança do consumidor acima ou abaixo de uma base de 100 indicam os graus de otimismo e pessimismo da população.

O país está acima da média da América Latina, que alcançou 98 pontos, e os resultados do quarto trimestre de 2011 repetem o do terceiro, quando o Brasil atingiu 112 pontos e ocupou a quarta posição no ranking mundial. Quando se trata das finanças pessoas para 2012, os consumidores latino-americanos são mais confiantes entre todos os entrevistados, 66% classificam suas perspectivas como boas ou excelentes para este ano.

No Brasil, 80% alegam que sua situação financeira é excelente ou boa, em contrapartida, os chilenos e os argentinos são os mais pessimistas e afirmam que suas finanças estão ruins ou não tão boas, com índices de 46% e 44%, respectivamente. No mundo, um pouco mais da metade considera suas finanças como boas ou excelentes (52%).

Já em relação às perspectivas de trabalho para 2012, o Brasil permanece acima da média da América Latina (48%), com 71% que acreditam em uma boa ou excelente percepção para os próximos 12 meses. Quando se trata do modo de utilização dos recursos excedentes, os latino-americanos dizem que em primeiro lugar vem a aplicação do dinheiro em poupança, para 37% dos consumidores, e quitação de dívidas, também com 37%.

Diferente de outros países da região, o entretenimento fora de casa está em primeiro lugar na lista dos brasileiros, com 39%. Em segundo lugar está quitar dívidas (35%) e em seguida investir em poupança (32%). Na quinta posição aparece viagens/férias (18%).

Estabilidade de emprego segue como a principal preocupação entre os latino-americanos (16%) e, em segundo lugar, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (13%), seguido pela situação da economia (11%). Para os brasileiros, o equilíbrio entre o profissional e o pessoal é apontado como a principal preocupação (18%). Aparece ainda a preocupação com a saúde (11%) e o temor do endividamento (11%). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...