sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Governo vai reduzir IPI para linha branca para incentivar o consumo

Mantega diminui impostos de eletrodomésticos e do macarrão

Governo vai reduzir IPI para linha branca para incentivar o consumo
 

Mantega - redução - IPI - nov. 2011
Marcello Casal Jr/Abr
- Vamos continuar estimulando o investimento, que depende de medidas do governo e do mercado, disse o ministro da fazenda na manhã desta quinta (1º)

O governo quer continuar estimulando o consumo no meio da crise internacional e decidiu baixar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de eletrodomésticos da linha branca. Fogões, geladeiras, freezers e máquina de lavar e do tanquinho terão impostos menores a partir de hoje. A medida deve baratear os produtos até, pelo menos, 31 de março.

As medidas foram anunciadas nesta quinta-feira (1º) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e serão publicada no Diário Oficial da União ainda hoje. Isso significa que as compras de Natal já devem ter os novos preços.

 
- Vamos continuar estimulando o investimento, que depende de medidas do governo e do mercado. O Brasil é um dos que mais gera emprego. Geração de emprego é importante porque significa aumento da massa salarial. E como estamos num círculo virtuoso, as medidas estão valendo desde hoje.


O governo reduziu o IPI sobre a linha branca: o fogão que tem IPI de 4%, cai para zero; da geladeira, de 15% para 5%; da máquina de lavar-roupas, de 20% para 10%; da máquina tipo tanquinho, redução de 10% para zero. Os produtos são apenas aqueles que possuem o selo A de qualidade energética.

- Começamos pela redução de tributos, que vão repassar ao consumidor. São os principais para a linha branca.

O estoque que está nas lojas também terá redução, segundo ele.

- Eu espero que chegue não só a dez pontos percentuais, como é o caso da redução de impostos para geladeiras. Eu gostaria que os produtos ficassem ainda mais baratos e acho que o brasileiro tem que pechinchar já que o financiamento também está ficando mais barato.

Segundo o ministro, essas medidas “vão se somar a outras”. Recentemente, o BC diminuiu a necessidade de capital para financiamentos acima de 36 meses, “o que beneficiou o setor automotivo” e para o consignado, que também sofreu uma redução de custo.

- Dessa maneira, estamos tomando medidas para manter a economia brasileira crescendo. Esse ano tivemos alguma aceleração e agora queremos dar uma aquecida na economia para entrar em 2012 com a economia acelerando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...