sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Satélite do tamanho de ônibus deve cair na Terra hoje, segundo a Nasa

Chance de ser atingido é uma a cada 3,2 mil

Satélite do tamanho de ônibus deve cair na Terra hoje, segundo a Nasa<br /><b>Crédito: </b> Nasa / AFP
Satélite do tamanho de ônibus deve cair na Terra hoje, segundo a Nasa
Crédito: Nasa / AFP
Pedaços do satélite Upper Atmosphere Research Satellite (UARS) usado para medir a camada de ozônio devem cair na Terra na tarde desta sexta-feira, de acordo com a Nasa, a agência espacial americana. Ainda não há informação sobre o local, nem o horário exato da queda, mas a agência adiantou que o satélite não deve atingir a América do Norte.

Desde o começo da semana, a Nasa destaca que os riscos para a população são "mínimos" e reafirma que a segurança é uma de suas prioridades. De acordo com estimativa divulgada pela própria agência, a chance de uma pessoa ser atingida por alguma parte do satélite em algum lugar do mundo é de uma a cada 3,2 mil.

O satélite tem aproximadamente o tamanho de um ônibus, mede 3 metros x 10 metros, pesa 5,9 toneladas e tem dez instrumentos para medir as reações da camada de ozônio, mas foi oficialmente desativado em 2005. No entanto boa parte de seus pedaços devem ser incinerados logo na reentrada da atmosfera terrestre. Sobrando apenas 26 para além da atmosfera, segundo os cientistas.

Os especialistas dizem ainda que as peças do entulho espacial vão cair em algum lugar entre a latitude 57 Norte e 57 Sul, que abrange a maior parte do mundo habitado. Os detritos devem abranger uma área aproximada de 800 quilômetros.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está monitorando o caminho da satélite e passando as informações para as agências federais, entre elas a Agência Federal de Gestão de Emergência. O material não contém combustível e assim não se espera que suas partes se explodam com o impacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...