quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio+20 pode gerar fundo de 30 bilhões de dólares para ações sustentáveis

Rio+20 pode gerar fundo de 30 bilhões de dólares para ações sustentáveis


Informação foi dada nesta quarta-feira pelo negociador-chefe do Brasil na conferência, o embaixador Luiz Figueiredo Machado


Rio+20 pode gerar fundo de 30 bilhões de dólares para ações sustentáveis ARI VERSIANI/AFP
Visitantes conhecem a exposição Humanidades 2012, durante os fóruns no Forte de Copacabana Foto: ARI VERSIANI / AFP

Um fundo de US$ 30 bilhões pode ser criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), pelos países do G77+China, entre os quais o Brasil, para financiar o desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo negociador-chefe do Brasil na conferência, o embaixador Luiz Figueiredo Machado.

Em entrevista coletiva à imprensa, no Riocentro, sede do evento, o embaixador confirmou que a proposta foi apresentada com objetivo de facilitar a implementação do documento final da Rio+20, que se estenderá até o dia 22.

— O grupo do G77+China tem a ideia da criação de um fundo para o desenvolvimento sustentável, de U$ 30 bilhões. Essa é uma proposta que conta com respaldo do grupo e faz parte da negociação que está sendo conduzida — disse.

O secretário-geral das Nações Unidas para a Rio+20, o embaixador chinês Sha Zukang, cobrou pressa para o encaminhamento das negociações com vistas ao documento final — texto que estabelecerá metas para o desenvolvimento sustentável e a economia verde. Ele admitiu, no entanto, que devem sair mais facilmente metas voluntárias de governos, empresários e indústrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...