quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Gaúchos Paulo Paim e Vieira da Cunha são cotados para assumir ministérios

Gaúchos Paulo Paim e Vieira da Cunha são cotados para assumir ministérios

Enquanto senador do PT pode ir para a Igualdade Racial, pedetista disputa com dois deputados pasta do Trabalho

Gaúchos Paulo Paim e Vieira da Cunha são cotados para assumir ministérios Montagem sobre fotos/Diego Vara e Saulo Cruz / Divulgação
Paulo Paim e Vieira da Cunha podem assumir ministerios do governo Dilma Rousseff Foto: Montagem sobre fotos / Diego Vara e Saulo Cruz / Divulgação
 
Após o anúncio do físico e matemático gaúcho Marco Antonio Raupp no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, outros dois gaúchos estão contados para a Esplanada: o senador Paulo Paim (PT) e o deputado Vieira da Cunha (PDT). O petista pode assumir o Ministério da Igualdade Racial e o pedetista, a pasta do Trabalho.

A indicação de Paim foi feita na semana passada, quando Lula e Dilma conversaram em São Paulo. A opção é vista com ressalvas, já que o senador foi motivo de dor de cabeça para o Planalto ao defender reajustes maiores para o salário mínimo e para o benefício dos aposentados. Para Lula, essa é justamente uma das razões para levá-lo à Esplanada: eliminar do Senado um foco de pressão por aumento dos gastos.

No caso de Vieira, o gaúcho disputa com dois nomes. Mas Carlos Lupi, presidente do PDT, veta um deles, Brizola Neto.

Entenda o troca-troca ministerial
Formado pela UFRGS, Marco Antonio Raupp é presidente da Agência Espacial Brasileira, foi indicado pelo ex-titular da pasta, Aloizio Mercadante (PT), e comandará um ministério com orçamento de R$ 8,5 bilhões em 2012.

O estopim da mudança foi a candidatura do petista Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. Atual ministro da Educação, ele deixará a cadeira para Mercadante para se dedicar integralmente à primeira campanha eleitoral de sua vida.

De perfil técnico, como queria a presidente, o pesquisador foi convidado por Dilma na sexta-feira passada e se tornará o quinto ministro gaúcho ou com vínculos com o Estado. Os outros são: Alexandre Tombini (Banco Central), Maria do Rosário (Direitos Humanos), Mendes Ribeiro (Agricultura) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social).

— Estou mais do que satisfeito, estou empolgado com os grandes desafios. Mas ainda não sou ministro, só a partir da semana que vem — disse o gaúcho na quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...