domingo, 15 de janeiro de 2012

Fragmentos da sonda espacial russa caem no Pacífico

Fragmentos da sonda espacial russa caem no Pacífico

 
Agência AFP
 
MOSCOU, 15 janeiro 2012 (AFP) - Os fragmentos da sonda russa Fobos-Grunt caíram neste domingo no Oceano Pacífico, às 17H45 GMT (15H45 Brasília), informou a imprensa russa citando uma fonte do ministério da Defesa.

"Segundo nossos cálculos (...), a queda dos fragmentos da nave Fobos-Grunt ocorreu às 21H45 hora de Moscou (15H45 Brasília) no Oceano Pacífico", declarou o coronel Alexei Zolotujin, citado pela agência Interfax.

A queda da sonda foi precedida por uma série de informações contraditórias por parte da agência espacial russa Roscosmos, que primeiro previu o impacto no Oceano Índico, depois em Madagascar, em seguida no Atlântico, Argentina e finalmente na costa chilena, no Pacífico.

A sonda espacial, de 165 milhões de dólares, foi colocada em órbita no dia 9 de novembro, para explorar Phobos, uma das luas de Marte, mas fracassou em sua tentativa de superar a gravidade terrestre, e desde então sua órbita caía lentamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...