Pesquisa revela que raiva pode causar males cardíacos
Estudo mostra que pessoas com mais dificuldade de controlar temperamento são também as que mais sofrem com a saúde
Ao revelar uma correlação expressiva entre a dificuldade de controlar a raiva e o desenvolvimento de doenças cardíacas, o trabalho traz indícios de que mudar o comportamento diante dos revezes e das frustrações de cada dia pode prevenir infartos e outros males do coração.
O estudo foi conduzido pela psicóloga Márcia Moura Schmidt, que avaliou a expressão de raiva em 523 pacientes com suspeita de problemas cardiovasculares.
Ao analisar os resultados, ela descobriu que aquelas pessoas com dificuldades para exercer controle sobre a emoção eram justamente as que apresentavam maior comprometimento coronário. Ou seja, enfurecer-se é comportamento de risco.
A pesquisadora planeja agora investigar se a oferta de técnicas de gerenciamento do estresse aos pacientes em risco pode melhorar seu prognóstico. Mas não são apenas os que já sofrem de males cardíacos que teriam a ganhar.
Segundo Márcia, adotar no dia a dia práticas esportivas, de relaxamento e de autocontrole capazes de reduzir o estresse pode ter como efeito blindar o coração contra muitos problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário