Neste Natal, roupas e calçados lideram intenção de compras dos brasileiros
SÃO PAULO - Pesquisa Ipsos/ACSP (Associação Comercial de São Paulo) divulgada nesta sexta-feira (9) revela que os presentes de uso pessoal, como roupas e calçados, lideram a intenção de compras natalinas da população, com 68,6% das indicações. Frente a 2010, houve queda de 7,8 pontos percentuais, já que, no ano passado, 76,4% dos consumidores tinham a intenção de comprar estes itens.
Os eletrodomésticos e eletroeletrônicos (DVD, TV, geladeira,
fogão, computador,tablets entre outros) estão em segundo lugar, com 27,2%. Com
relação ao ano passado, houve aumento de 8,7 p.p. nesta categoria.
Os preferidos
Joias e CDs aparecem na terceira e quarta posições dos itens
preferidos de compras, com 14,3% e 10%, conforme tabela a seguir:
Classe de
renda
Quando analisada a preferência por faixa de renda, a pesquisa
indica que a D/E lidera o desejo de comprar roupas e calçados, com 75,5%.
A classe A/B, por sua vez, tem a dianteira entre os que
pretendem comprar joias, com 24,4%, e entre os que pretendem comprar tablets com
5,1%, superando a média geral, que é de 1,4%.
Forma de
pagamento
Ainda de acordo com a ACSP, o pagamento parcelado predomina
entre os itens mais caros, como TV (76% parcelado e 24% à vista), geladeira (78%
parcelado e 22% à vista) e micro-ondas (60% parcelado e 40% à vista). A exceção
se dá no pagamento do celular (57% à vista e 42% parcelado) e das viagens (58% à
vista e 42% parcelado).
Já as compras à vista são as preferidas para as compras de DVD
(70% à vista e 30% parcelado), roupas e calçados (69% à vista e 31% parcelado),
livros (79% à vista e 21% parcelado) e CDs (89% à vista e 11% parcelado).
Presentes de Natal | |
Presentes | % |
Roupas e calçados | 68,6 |
Eletrodomésticos/ eletrônicos | 27,2 |
Joias | 14,3 |
CDs | 10 |
Celular | 8,6 |
Viagem | 7,1 |
Livros | 4,3 |
Brinquedos | 2,9 |
Fonte: ACSP/Ipsos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário