FMI alerta para riscos nas economias asiáticas
Piora da turbulência na zona do euro poderia representar um extremo risco.
Perspectivas do fundo foram divulgadas nesta quinta por meio de relatório.
As pressões inflacionárias na Ásia permanecem elevadas, apesar do crescimento econômico mais lento e, enquanto uma pausa na alta da taxa de juros pode ser justificada em alguns países, em outros, o aperto monetário precisa continuar.
Isso é o que aponta o Fundo Monetário Internacional em seu informe "Perspectiva Econômica Regional", divulgado nesta quinta-feira (13). O FMI afirmou que os riscos de curto prazo estão "decididamente" maiores e avisou que uma piora na turbulência financeira na zona do euro poderia representar um "extremo" risco para a Ásia.
saiba mais
Enquanto a China tem espaço para conceder mais estímulo fiscal, se necessário, isso deve ser feito através do consumo, em vez de investimento, para ajudar a reequilibrar as desigualdades que se acumularam, afirmou Singh. A alta alavancagem em derivativos cambiais também torna os investidores vulneráveis a uma perda de confiança, o que poderia interromper o financiamento dos fundos bancários.
Em seu relatório de outubro, o FMI observou ainda que, em uma grave recessão global, o crescimento do PIB da Ásia-Pacífico poderia cair de 1,5 a 4 pontos porcentuais em relação às taxas atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário