terça-feira, 11 de outubro de 2011

Brasil reforça a defesa comercial no exterior

Itamaraty divulgou 20 medidas para incentivar exportações e o comércio bilateral

ELZA FIÚZA/ABR/JC
Patriota manifestou intenção do governo ao participar de seminário da OMC
Patriota manifestou intenção do governo ao participar de seminário da OMC

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, anunciou nesta segunda-feira 20 medidas que o governo pretende adotar até 2015 de forma a incentivar as exportações brasileiras e o comércio bilateral. A primeira delas é dobrar o número de diplomatas encarregados da área de contenciosos do Itamaraty. O ministério vai criar uma força-tarefa sobre a China, por ser um dos principais parceiros do país. Patriota também assinou, juntamente com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, um protocolo de intenções com a AGU (Advocacia-Geral da União) para aprimorar a ação brasileira em disputas comerciais na OMC (Organização Mundial do Comércio).

Os anúncios foram feitos em Brasília, durante a abertura do Seminário Internacional "O Brasil e o Sistema de Solução de Controvérsias da OMC". Segundo Patriota, o governo quer ainda tornar regulares os encontros entre o Itamaraty e as lideranças comerciais do país para identificar quais são as principais barreiras para a exportações dos produtos nacionais. O ministério vai aumentar de 35 para 100 o número de estudos sobre investimento e comércio e de pesquisas de mercado contratados ou realizados pelo Departamento de Promoção Comercial.

Segundo o ministro, o objetivo é "preservar os avanços alcançados e olhar para novos horizontes". Para o chanceler, o momento atual faz com que o Brasil busque novos parceiros externos e internos, inclusive na sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...