Itamaraty divulgou 20 medidas para incentivar exportações e o comércio bilateral
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, anunciou nesta segunda-feira 20 medidas que o governo pretende adotar até 2015 de forma a incentivar as exportações brasileiras e o comércio bilateral. A primeira delas é dobrar o número de diplomatas encarregados da área de contenciosos do Itamaraty. O ministério vai criar uma força-tarefa sobre a China, por ser um dos principais parceiros do país. Patriota também assinou, juntamente com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, um protocolo de intenções com a AGU (Advocacia-Geral da União) para aprimorar a ação brasileira em disputas comerciais na OMC (Organização Mundial do Comércio).
Os anúncios foram feitos em Brasília, durante a abertura do Seminário Internacional "O Brasil e o Sistema de Solução de Controvérsias da OMC". Segundo Patriota, o governo quer ainda tornar regulares os encontros entre o Itamaraty e as lideranças comerciais do país para identificar quais são as principais barreiras para a exportações dos produtos nacionais. O ministério vai aumentar de 35 para 100 o número de estudos sobre investimento e comércio e de pesquisas de mercado contratados ou realizados pelo Departamento de Promoção Comercial.
Segundo o ministro, o objetivo é "preservar os avanços alcançados e olhar para novos horizontes". Para o chanceler, o momento atual faz com que o Brasil busque novos parceiros externos e internos, inclusive na sociedade civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário