Entretenimento é o principal segmento entre os blogs do Brasil
Google, Samsung e Apple foram as marcas mais comentadas
Um levantamento divulgado pela boo-box, empresa de tecnologia em publicidade para mídias sociais, traçou um panorama da blogosfera brasileira, revelando dados interessantes sobre canais e usuários.O levantamento, que contemplou um ambiente de 20 mil blogs, revelou que a blogosfera brasileira aborda mais temas de entretenimento (24%), tecnologia (20%) e educação (10%).
No tema entretenimento, a pessoa mais citada na web durante o período da pesquisa foi Casey Heynes, mais conhecido como Pequeno Zangief, um estudante australiano que ficou famoso na internet depois que um vídeo que mostrava sua reação a um ataque de bullying caiu na rede. Em segundo lugar vem Harry Potter e, em terceiro, Jesus Cristo.
Quanto às personalidades mais citadas no período, a pesquisa mostra que atores e atrizes lideram com 36%, seguidos dos músicos, com 16% e políticos com 11%. Já os nomes mais citados incluem: Emma Watson, George Clooney, Hannah Montana, entre outros. Entre os músicos, destaque para o jovem Justin Bieber, seguido por Jennifer Lopez, Paul McCartney e Ivete Sangalo. Entre os políticos, temos Fernando Haddad, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney.
Entre os blogs de entretenimento que constituem a web brasileira, os assuntos são voltados, principalmente, para o conteúdo de humor/atualidades (67%), seguido por carros (6%), música (6%) e moda (6%). O restante dos blogs são os que falam sobre gastronomia, cinema, televisão, literatura e conteúdo adulto. Já na categoria educação, que está em terceiro lugar, 40% do conteúdo é voltado para Ciência.
Na categoria de esportes, mais da metade (55%) tem blogs direcionados para o futebol. O restante fica dividido em outras modalidades esportivas, como basquete, golfe, tênis, baseball e futebol americano.
As marcas mais citadas nos blogs brasileiros foram, respectivamente, Google, Samsung e Apple, que juntas totalizam 35%. Os outros 65% são menções às marcas Adidas, Disney, Intel, Microsoft, Sony, Nokia, Amazon, Adobe, Blackberry e Motorola. Sobre vestuário, a Nike fica com 50% das menções, seguida por Puma com 20% e Adidas, 17%.
O conteúdo foi analisado pela tecnologia Meaning Tool, da empresa argentina Popego, que processa uma análise semântica no conteúdo dos blogs categorizando os assuntos. O resultado representa o tráfego do primeiro semestre de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário