terça-feira, 16 de agosto de 2011

Curso de etiqueta

Cursos de etiqueta social ensinam meninas a vestir-se, portar-se à mesa e receber visitas

As aulas são voltadas para jovens entre 10 e 17 anos




Há algum tempo, toda boa menina era obrigada a fazer um curso de etiqueta. Aprender a se portar em festas e visitas, cumprimentar amigos e desconhecidos, saber usar todos os talheres em um jantar formal e se mover com graça e feminilidade eram indispensáveis a qualquer moça de família. Mas as aulas, outrora imprescindíveis, perderam um pouco do glamour. De uns tempos para cá, no entanto, a etiqueta está voltando e conquistando mocinhas cada vez mais novas. Para satisfazer os interesses desse novo público, as boas maneiras foram associadas a dicas de moda e estilo.

— São coisas que toda menina deve saber — adianta Anna Paula Ramalho, diretora de uma escola que oferece cursos de moda e comportamento.

Desse acervo de informações, constam, naturalmente, etiqueta e boas maneiras. Tudo começa com um faz de conta. Na brincadeira, meninas de 10 a 17 anos simulam uma visita. Aprendem a se comportar como convidadas e anfitriãs. A professora observa e corrige o que está errado. Normalmente, a postura e os cumprimentos.

— Ensinamos que, quando a garota vai visitar uma amiga, tem de cumprimentar a mãe e não pode sair sem agradecer. Hoje em dia, as adolescentes entram em casa sem dar bom-dia nem boa-tarde, elas só entram e saem — lembra a professora de etiqueta Sílvia Seabra.

À mesa, a conversa é outra. Dispor corretamente os talheres e saber usá-los. Pousar o guardanapo no colo. Saber se comportar mesmo num restaurante self-service. Ou ainda: como pedir licença para ir ao banheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...