Pouco frio impulsiona liquidações de inverno
Consumidor deve ficar atento para não fazer compras por impulso e evitar endividamento
Vitrinas com anúncios de descontos tentam atrair
clientes Foto: Tadeu Vilani / Agencia
RBS
Joana Colussi
A menos de um mês da chegada da coleção primavera-verão, o comércio aposta em promoções com até 70% de desconto para girar os estoques de inverno, represados pelo atraso do frio. Para aproveitar esse período, no entanto, o consumidor deve ficar atento à diferença real de preço e tomar cuidado para não se endividar no impulso.
Embora algumas redes de varejo tenham iniciado as promoções ainda em junho, o ambiente de liquidação tomou conta de shoppings e lojas de Porto Alegre na última semana.
— Estamos em julho e tivemos poucos dias de frio. Com estoques cheios e caixa comprometido, não há outra alternativa a não ser liquidar — explica Alcides Debus, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital.
Com vendas abaixo do esperado, muitos lojistas estão preferindo vender sem lucro do que ficar com a mercadoria encalhada e sem dinheiro para pagar fornecedores.
— Incentivos dados pelo governo a determinados setores, como veículos e habitação, acabam prejudicando outros setores, como vestuário — afirma Daniel Plá, professor de varejo da Fundação Getulio Vargas.
Além do endividamento da população brasileira, que em maio atingiu o maior nível desde novembro de 2009, o especialista cita as compras feitas no Exterior como outro fator negativo para o comércio local.
— Muitas viagens para fora se pagam com o dinheiro economizado em compras de roupas, que custariam mais do dobro aqui — diz Plá.
O excesso de oferta é bom para o consumidor, que encontra lojas com descontos e opções variadas.
— Não queria gastar agora, mas o desconto acima de 50% acaba sendo um incentivo para investir em peças, seja de inverno ou meia estação — conta Laís Longhi, que aproveitou a companhia da amiga Luiza Reis para comprar blusão de lã, vestido e sapatilha em um shopping.
Os descontos podem ficar ainda mais atrativos no decorrer do mês, quando as promoções forem chegando ao fim, diz o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado, Vitor Koch.
O BOLSO AGRADECE
Como aproveitar melhor as liquidações:
— Fique atento aos preços reais das mercadorias e não apenas ao desconto concedido
— A técnica de anunciar descontos no valor dos artigos é antiga, mas nem sempre verdadeira
— Às vezes, uma loja que não anuncia desconto tem preço menor do que outras em liquidação
— Mesmo nos produtos em promoção, não deixe de pedir desconto quando o pagamento for à vista
— Pesquise preço e compare a utilidade das peças
— Embora a tendência é de que os preços caiam ainda mais até o final do mês, a espera representa um risco de não encontrar a numeração ou modelo desejado
— Não se endivide para aproveitar liquidações
— Compre o que for necessário ou deseja, mas sem comprometer o orçamento
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