O encontro: Google x Facebook
Buscador mais famoso tem agora a companhia da maior rede social na bolsa
O Facebook é a empresa de internet de maior sucesso a abrir seu capital em bolsa desde a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do Google, em 2004. Ambas têm sede no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, e estão separadas por meros 11 quilômetros, mas travam uma batalha ferrenha pela fidelidade dos usuários e pelo dinheiro de anunciantes. O duelo deve esquentar a partir de agora, já que a oferta de ações dá ao Facebook força para enfrentar o Google e seu sistema de buscas dominante.
Compare os dois gigantes, segundo os últimos números divulgados:
Receita anual: Google, US$ 38 bilhões (R$ 76 bilhões); Facebook, US$ 3,7 bilhões (R$ 7,44 bilhões)
Receita com publicidade: Google, US$ 36,5 billhões (R$ 73,35 bilhões); Facebook, US$ 3,2 bilhões (R$ 6,43 bilhões)
Lucro líquido: Google US$ 9,7 bilhões (R$ 19,49 bilhões); Facebook, US$ 668 milhões (R$ 1,342 bilhões)
Usuários de rede social: Facebook, mais de 900 milhões; Google, mais de 170 milhões
Funcionários (até 31 de março): Google, 33.100; Facebook, 3.500
Presidente-executivo: Google, cofundador Larry Page; Facebook, cofundador Mark Zuckerberg
Montante levantado com a oferta inicial de ações: Google, US$ 1,67 bilhões; Facebook, US$ 16 bilhões
Preço da ação na oferta inicial: Google, US$ 85, Facebook, US$ 38
Valor de mercado em estreia na bolsa: Google, US$ 24,6 bilhões; Facebook, US$ 104 bilhões
Data de estreia na bolsa: Google, 19 de agosto de 2004; Facebook, 18 de maio de 2012 (previsão)
Taxa de valorização das ações no primeiro dia: Google, 18%; Facebook, a ser determinado
Valor de mercado atual: Google, US$ 203 bilhões (R$ 406 bilhões); Facebook, US$ 104 bilhões (R$ 208 bilhões)
Nenhum comentário:
Postar um comentário