Números da repetência revelam uma tragédia social no Estado, diz secretário da Educação
RS é, pelo segundo ano consecutivo, recordista em reprovação no Ensino Médio
O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, comentou no início
da tarde desta quarta-feira os dados da pesquisa
que coloca mais uma vez o Rio Grande do Sul como recordista em
reprovação no Ensino Médio. Classificando a situação como
uma tragédia social, Azevedo garante que assume a responsabilidade pela
estatística.
— É lamentável e grave essa situação, que precisa urgentemente ser revertida. Se um aluno não aprende, o resultado é o fracasso do sistema educacional como um todo — analisa.
Em tom de convocação, o secretário diz que todo o sistema educacional deve trazer para si a responsabilidade pelo baixo índice de aprovação, desde os dirigentes de escola até os funcionários.
— Não é correto deixar essa resonsabilidade para o aluno. O principal responsável é o sistema educacional e todos temos que ficar nervosos e preocupados com esse fracasso — diz.
Como estratégia para reverter esse quadro, Azevedo cita a estruturação da reforma no ensino, iniciada no segundo semestre do ano passado e também a formação de professores, com foco na mudança dessa concepção de que a escola é responsável pelo fracasso do aluno.
— É lamentável e grave essa situação, que precisa urgentemente ser revertida. Se um aluno não aprende, o resultado é o fracasso do sistema educacional como um todo — analisa.
Em tom de convocação, o secretário diz que todo o sistema educacional deve trazer para si a responsabilidade pelo baixo índice de aprovação, desde os dirigentes de escola até os funcionários.
— Não é correto deixar essa resonsabilidade para o aluno. O principal responsável é o sistema educacional e todos temos que ficar nervosos e preocupados com esse fracasso — diz.
Como estratégia para reverter esse quadro, Azevedo cita a estruturação da reforma no ensino, iniciada no segundo semestre do ano passado e também a formação de professores, com foco na mudança dessa concepção de que a escola é responsável pelo fracasso do aluno.
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