quarta-feira, 30 de maio de 2012

Banco Central reduz juro para 8,5% ao ano

Banco Central reduz juro para 8,5% ao ano


Valor da taxa básica aciona novas regras da caderneta de poupança


Ao fim da quarta reunião deste ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou na noite desta quarta-feira a redução da taxa básica de juros (Selic) para 8,5%, o que aciona as novas regras para a caderneta de poupança. É o menor patamar da história do país.

A decisão dos integrantes do comitê foi unânime e sem viés, ou seja, sem possibilidade de revisão até a próxima reunião, marcada para 10 e 11 de julho.

"O Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária. Diante disso, dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 8,50% a.a., sem viés", informa a nota divulgada.

Trata-se da sétima queda seguida no juro básico da economia. Na última reunião, em 18 de abril, a taxa havia sido reduzida de 9,75% para 9%. A diminuição da Selic está de acordo com as expectativas do mercado. Segundo o boletim Focus, levantamento com instituições financeiras divulgado toda semana pelo BC, a maioria dos analistas projetava mesmo o corte de 0,5 ponto percentual.

Como chegou o juro básico chegou a 8,5%, passa a vigorar a nova regra da poupança, que prevê remuneração equivalente a 70% da Selic acrescida da Taxa Referencial (TR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...