quinta-feira, 31 de maio de 2012

Apenas 29% de brasileiros com acesso fazem compras online

Apenas 29% de brasileiros com acesso fazem compras online
Apenas 29% dos brasileiros que possuem acesso à internet realizaram e-commerce nos último 12 meses, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Os dados também mostram que quase o dobro de pessoas que moram na zona urbana realizaram o serviço na comparação com aqueles que moram na zona rural (30% a 16%). No comparativo por região, a Sudeste lidera as compras pela internet com 33%, seguida pela Sul, com 28%, e Centro-Oeste, com 26%. Na outra ponta da tabela está a região Norte, com apenas 20%.
Apesar de as compras não serem realizadas por nem um terço da população com acesso à internet, a pesquisa mostra que 59% das pessoas com acesso à internet já fizeram pesquisa de preços de produtos. "Muitas pessoas vão ao site da loja, pesquisam, mas na hora de comprar prefere fazer isso pessoalmente", disse Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic).
 
Essa cultura de querer ver o produto é o principal impedimento do brasileiro na hora do e-commerce, e foi citado por 53% dos entrevistados. Outros 40% afirmaram não ter necessidade ou interesse em compras online, e 26% alegaram preocupação com privacidade e segurança ou receio de fornecer informações pessoais ou usar o cartão de crédito pela internet. Outro dado importante é que 21% não confiam no produto que irão receber.
 
Os dados também mostram que os produtos mais pesquisados são os equipamentos eletrônicos, com 47%, seguidos pelos eletrodomésticos, com 46%, e roupas, calçados e materiais esportivos, com 36%. Os menos procurados são flores, com 2%, e loterias e apostas, com 3%.
 
Segundo a pesquisa, realizada no formato de múltipla escolha, a principal forma de pagamento é o cartão do crédito, utilizado em 70% dos casos, seguido pelo boleto bancário, com 35%, débitos online, com 7%, e pagamento na entrega, com 3%. A pesquisa também aponta que 14% das pessoas que compraram pela internet tiveram problemas ao adquirir os produtos ou serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...