Armstrong, primeiro homem na Lua, concede entrevista rara
Entrevista foi concedida à Associação Australiana de Peritos Contábeis Certificados. O motivo? Pai do ex-astronauta era contador
"Pensava que eram de 90% as possibilidades de retornar sãos e salvos à Terra depois do voo, mas apenas 50% de possibilidades de pousar sobre a Lua nesta primeira tentativa"
São Paulo - Os astronautas do histórico voo Apolo 11, que chegou à Lua em 20 de julho de 1969, calculavam em apenas 50% as possibilidades de pousar sobre a superfície do satélite, afirmou Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, em uma rara entrevista concedida no ano passado e só divulgada esta semana.
A Apolo 11 foi lançada do Cabo Canaveral no dia 16 de julho de 1969, levando os astronautas Neil Armstrong, comandante da missão, Michael Collins, piloto do módulo de comando, e Edwin "Buzz" Aldrin, piloto do módulo lunar. No dia 20 de julho de 1969, estimadas 530 milhões assistiram, ao vivo, Neil Armstrong passear pela Lua.
O primeiro homem a pisar na Lua nasceu no dia 5 de agosto de 1930, em Wapakoneta, Ohio, Estados Unidos. Aviador naval entre 1949 e 1952, ele entrou na NASA em 1955, quando ainda se chamava NACA (Nacional Advisory Comittee for Aeronautics).
Tornou-se astronauta em 1962 e em 1966 comandou a missão Gemini 8, a primeira a acoplar com sucesso dois veículos no espaço. Em 20 de julho de 1969, no comando da Apolo 11, tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua.
"Pensava que eram de 90% as possibilidades de retornar sãos e salvos à Terra depois do voo, mas apenas 50% de pousar sobre a Lua nesta primeira tentativa", disse Armstrong, de 81 anos.
De acordo com o astronauta americano, "um mês antes do lançamento da Apolo 11, havíamos chegado à conclusão de que estávamos suficientemente preparados para tentar descer à superfície da Lua".
Armstrong era o comandante da primeira missão lunar na Apolo 11, ao lado dos astronautas Buzz Aldrin e Michael Collins. Em 20 de julho de 1969, a cápsula lunar Eagle pousou sobre a superfície lunar, e Armstrong - como havia sido planejado - tornou-se o primeiro homem a caminhar sobre o satélite.
Rara entrevista - A entrevista de Armstrong causou surpresa, já que o veterano astronauta praticamente não fez declarações públicas nos últimos anos. Ele decidiu romper o silêncio em uma entrevista à Associação Australiana de Peritos Contábeis Certificados. Segundo o presidente da entidade, Armstrong decidiu oferecer a longa entrevista porque seu pai foi um contador público.
O vídeo da entrevista — dividida em quatro partes — está disponível no site da associação australiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário