Mercado de trabalho impulsiona confiança do consumidor em março
SÃO PUALO - No mês de março deste ano, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas), mostrou alta de 2,8%, frente ao mês imediatamente anterior. A variação positiva se deve sobretudo às boas perspectivas quanto ao mercado de trabalho das classes de menor renda.
A alta do índice, entre outros motivos, também foi impulsionada
pelo otimismo dos consumidores com relação ao futuro. A expectativa de compra de
bens duráveis, por exemplo, cresceu 10% entre fevereiro e março desse ano.
Mais gastos
De acordo com a coordenadora da pesquisa, Viviane Seda
Bittencourt, a população de menor renda está mais otimista em relação ao futuro
e, portanto, planeja gastar mais com bens duráveis. Viviane explica que esse
otimismo está concentrado no mercado de trabalho, ou seja, a parcela da
população de menor renda acredita que encontrará, no futuro, um mercado de
trabalho mais favorável.
Esses consumidores também estão avaliando bem o cenário atual
de inflação de alimentos e os juros no Brasil, além de esperarem juros ainda
menores no futuro. O grupo de menor renda, ou seja, que ganha até R$ 2.100,
mostrou a maior expansão do ICC, de 4,8% entre fevereiro e março deste ano.
O índice da situação atual também mostrou alta, de 1,6% no
período. Segundo Viviane, os consumidores estão avaliando bem a situação
econômica, pesando principalmente a situação do mercado de trabalho, com taxa de
desemprego bem abaixo dos níveis passados.
Além da taxa desemprego, o reajuste do salário mínimo
contribuiu para o avanço do índice. Por fim, Viviane explica que, apesar do
ambiente não estar forte em relação à atividade econômica, os consumidores estão
voltando a consumir, por estarem mais otimistas quanto ao mercado de trabalho
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