Ciclone extratropical avança e vento passa de 77km/h no Litoral Norte
Previsão é de tempo instável em todo o Estado nesta terça-feira
Um ciclone extratropical avança pelo sul do país, causando pancadas de chuva, trovoadas e ventos fortes sobre os três Estados da Região Sul e no Mato Grosso do Sul.
No Rio Grande do Sul, a cidade de Torres, no Litoral Norte, registrou rajada de 77,4km/h nesta madrugada, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já a maior chuva neste começo de terça-feira no RS foi observada em São José dos Ausentes, na Serra. Até as 6h foram quase 50mm de chuva, o equivalente a 35% da média de outubro no município.
A madrugada teve mais uma vez temperaturas elevadas no Estado, com mínimas acima de 15ºC na maioria das estações automáticas do Inmet. São José dos Ausentes, mais uma vez, foi exceção com 13,7ºC. Em Porto Alegre a mínima foi de 17,8ºC até as 6h e em São Borja, na Fronteira Oeste, fez 18,9ºC na madrugada.
A previsão é de tempo instável com pancadas de chuva, trovoadas e possibilidade de ventania em todo o Estado hoje. Segundo alerta emitido pelo Inmet, pode ocorrer também queda de granizo em áreas isoladas do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina.
A temperatura máxima nesta terça-feira deve ficar um pouco abaixo dos 31,4ºC registrados ontem em Iraí, no Norte, mas ainda assim sobe e pode chegar a 28ºC no Noroeste, 26ºC na Região Metropolitana e 23ºC no Litoral e no Sul.
Amanhã o ciclone extratropical se afasta para o oceano e a frente fria se desloca para norte. No Rio Grande do Sul, as nuvens dão lugar a uma massa de ar frio e seco que deixa o tempo firme com predomínio de sol na maior parte do Estado e faz as temperaturas ficarem bem mais baixas em relação ao calor dos últimos dias. Apenas no extremo sul ainda chove fraco e de forma isolada em função de áreas de instabilidade provenientes do mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário