sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Franquias: conheça as marcas que estão migrando para o interior do País

 
-- Carolina Dall'Olio, Estadão PME --
Até cidades com menos de 100 mil habitantes entram no plano de expansão das grandes redes de franquias


Divulgação
Divulgação
Giraffas: 98 das 359 lojas da rede estão no interior
 
Pequenas empresas localizadas em cidades do interior do País devem se preparar para competir com grandes marcas. Muitas redes de franquias, que antes colocavam apenas as capitais brasileiras em seu mapa de expansão, passaram a inaugurar unidades em regiões que chegam a ter menos de 100 mil habitantes.“Com esse movimento, as franquias criam oportunidades para quem tem interesse em abrir um negócio de renome nessas regiões, em especial para jovens com formação universitária e bons conhecimentos técnicos que não desejam sair de suas cidades”, analisa Ricardo Camargo, diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A inédita expansão das franquias para cidades menores ocorre por conta do desenvolvimento da economia e do aumento de renda da população. Há quatro anos, a rede Giraffas nem sequer cogitava colocar sua marca em um município com menos de 200 mil habitantes. Hoje, a empresa tem 98 das suas 359 lojas instaladas fora de capitais – e 21 estabelecimentos estão em cidades com até 200 mil habitantes.
A força da marca é um dos principais trunfos das franquias e foi por isso que a rede Ortodontic Center converteu para a bandeira da empresa clínicas odontológicas já existentes em cidades menores. Em Assis, cidade com 95 mil habitantes no interior de São Paulo, o dentista Genivaldo dos Santos abriu em junho uma franquia da rede. Hoje, ele cobra pela consulta metade do preço praticado pela concorrência. Resultado: conquistou mais clientes.
Veja opções de negócios no interior do País


::: Bob's (quiosque)
Investimento:
a partir de R$ 125 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Royalties: 5%
Fundo de marketing: 4%
Faturamento médio: R$ 40 mil
Lucratividade: 20% a 25% da venda bruta
::: Morana
Investimento:
a partir de R$ 250 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Faturamento estimado: R$ 60 mil
Lucratividade: 15% a 20%
Royalties: embutido no preço do produto
Fundo de propaganda: 3% sobre o faturamento
::: Salad Creations
Investimento:
a partir de R$ 300 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Faturamento estimado: R$ 55 mil
Lucratividade: 12% a 15%
Royalties: 7% sobre o faturamento bruto
Fundo de propaganda: 3%
::: Ortodontic Center
Investimento:
R$ 30 mil
Taxa de franquia: R$ 12,5 mil
Faturamento estimado: Para clínicas já existentes que fizerem a conversão, a promessa é dobrar o faturamento

Lucratividade:
35% do faturamento bruto
Royalties: R$ 500 mensais
Fundo de propaganda: incluso no valor dos royalties
::: Giraffas
Investimento:
a partir de R$ 720 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Faturamento estimado: R$ 140 mil
Lucratividade: 13% do faturamento
Royalties: 5% do faturamento bruto
Fundo de propaganda: 3% do faturamento bruto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...