Um pequeno guia sobre o QR Code: Uso e funcionamento
Muitas novas tecnologias estão surgindo para facilitar cada vez mais a nossa vida, inserindo-se de forma rápida no nosso dia-a-dia. Mas com tantas novidades, fica até difícil para algumas pessoas entenderem o funcionamento delas. Por isso o TechTudo vai esclarecer para você uma novidade que está tomando conta das nossas ruas - e que já faz um tremendo sucesso lá fora: o QR Code, um código mais avançado e com mais funções que o antigo código de barras.
O que é QR Code?
Exemplo de QR Code (Foto: Rudolfh Bantim)
O código foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994, e foi desenvolvido inicialmente para a indústria de automóveis japonesa, para ajudar a catalogar as peças dos carros na linha de produção.
Em 2003, a linguagem começou a ser aplicada em celulares, já que até as câmeras da tecnologia VGA, de baixa qualidade (presente em muitos aparelhos) são capazes de ler e interpretar a imagem.
O QR Code já é muito utilizado no mercado publicitário, e várias ações trabalham, inclusive, com realidade aumentada (entenda mais sobre isso aqui). As empresas investem nesse tipo de campanha para oferecer mais informações e conteúdo exclusivo.
Qual a diferença entre o QR Code e o código de barras comum?
A primeira diferença é a representação gráfica de ambos. O código de barras é uma série de faixas escuras e claras, acompanhadas de uma numeração. Essa combinação só pode ser lida por um scanner que emite um raio vermelho. O aparelho lê a informação e a transfere para um computador, que converte tudo em números e, baseado no código e nas informações cadastradas em um banco de dados, nos apresenta informações que podem ser entendidas por nós.
Já o QR Code é constituído de uma série de códigos e caracteres decodificados em uma imagem quadrada, dispondo de uma alta capacidade para armazenar dados.
Como funciona o QR Code?
Para ter acesso ao conteúdo codificado em um QR Code, a pessoa deve primeiro dispor de uma câmera em um telefone celular e um programa feito para ler o código bidimensional. Deve-se tirar uma foto da imagem pelo aplicativo que a converte imediatamente.
Nós do TechTudo já ensinamos como acessar esse código com celulares Android. Clique aqui e confira.
Outdoor de uma empresa têxtil utilizado na Times Square em Nova York (Foto: Divulgação)
O uso dessa tecnologia é livre, portanto, qualquer pessoa pode gerar um código desses. Muitos blogueiros criam esse código para disponibilizar um link rápido para a versão mobile dos seus sites, por exemplo.
Criar um QR Code é fácil e pode ser feito nesse link, bastando apenas digitar o texto, link, número telefônico ou SMS desejado. Além disso, o site oferece um código HTML de incorporação para que você compartilhe em um site.
Outra opção são os encurtadores de url, que geram o QR automaticamente (o Baixatudo já abordou um com essa função). Você pode disponibilizar imagens e outros arquivos por meio de um QR Code utilizando Online converter, que já tem um tutorial aqui no TechTudo.
Agora que você entendeu tudo sobre o QR Code, não fique de fora! Use as nossas dicas e economize muito tempo com essa fantástica tecnologia que ganha cada vez mais espaço nas nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário