terça-feira, 12 de julho de 2011

QR CODE

Um pequeno guia sobre o QR Code: Uso e funcionamento

Fox Xavier Para o TechTudo

Muitas novas tecnologias estão surgindo para facilitar cada vez mais a nossa vida, inserindo-se de forma rápida no nosso dia-a-dia. Mas com tantas novidades, fica até difícil para algumas pessoas entenderem o funcionamento delas. Por isso o TechTudo vai esclarecer para você uma novidade que está tomando conta das nossas ruas - e que já faz um tremendo sucesso lá fora: o QR Code, um código mais avançado e com mais funções que o antigo código de barras.
O que é QR Code?
Exemplo de QR Code (Foto: Rudolfh Bantim)
Exemplo de QR Code (Foto: Rudolfh Bantim)
 
O QR Code é basicamente um novo código de barras em 2D (o antigo código trabalha com apenas uma dimensão, a horizontal, e o QR Code utiliza códigos com informações tanto no plano horizontal como na vertical).

O código foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994, e foi desenvolvido inicialmente para a indústria de automóveis japonesa, para ajudar a catalogar as peças dos carros na linha de produção.
Em 2003, a linguagem começou a ser aplicada em celulares, já que até as câmeras da tecnologia VGA, de baixa qualidade (presente em muitos aparelhos) são capazes de ler e interpretar a imagem.

O QR Code já é muito utilizado no mercado publicitário, e várias ações trabalham, inclusive, com realidade aumentada (entenda mais sobre isso aqui). As empresas investem nesse tipo de campanha para oferecer mais informações e conteúdo exclusivo.

Qual a diferença entre o QR Code e o código de barras comum?

A primeira diferença é a representação gráfica de ambos. O código de barras é uma série de faixas escuras e claras, acompanhadas de uma numeração. Essa combinação só pode ser lida por um scanner que emite um raio vermelho. O aparelho lê a informação e a transfere para um computador, que converte tudo em números e, baseado no código e nas informações cadastradas em um banco de dados, nos apresenta informações que podem ser entendidas por nós.

Já o QR Code é constituído de uma série de códigos e caracteres decodificados em uma imagem quadrada, dispondo de uma alta capacidade para armazenar dados.

Como funciona o QR Code?

Para ter acesso ao conteúdo codificado em um QR Code, a pessoa deve primeiro dispor de uma câmera em um telefone celular e um programa feito para ler o código bidimensional. Deve-se tirar uma foto da imagem pelo aplicativo que a converte imediatamente.

Nós do TechTudo já ensinamos como acessar esse código com celulares Android. Clique aqui e confira.

Outdoor de uma empresa têxtil utilizado na Times Square em Nova York (Foto: Divulgação)
Outdoor de uma empresa têxtil utilizado na Times Square em Nova York (Foto: Divulgação)
 
Como posso gerar um QR Code?

O uso dessa tecnologia é livre, portanto, qualquer pessoa pode gerar um código desses. Muitos blogueiros criam esse código para disponibilizar um link rápido para a versão mobile dos seus sites, por exemplo.

Criar um QR Code é fácil e pode ser feito nesse link, bastando apenas digitar o texto, link, número telefônico ou SMS desejado. Além disso, o site oferece um código HTML de incorporação para que você compartilhe em um site.

Outra opção são os encurtadores de url, que geram o QR automaticamente (o Baixatudo já abordou um com essa função). Você pode disponibilizar imagens e outros arquivos por meio de um QR Code utilizando Online converter, que já tem um tutorial aqui no TechTudo.

Agora que você entendeu tudo sobre o QR Code, não fique de fora! Use as nossas dicas e economize muito tempo com essa fantástica tecnologia que ganha cada vez mais espaço nas nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...