sexta-feira, 13 de julho de 2012

Política pessoal


Política pessoal: no ambiente corporativo, até seu aperto de mão diz muito sobre você

Veja dicas de especialista - e autora de livro - sobre aspectos ligados as aparências, relacionamentos e comunicação

Infomoney
Existe uma exaustiva discussão sobre se o que pesa mais, no mundo corporativo, é o conhecimento técnico ou as aparências, ou seja, sua forma de falar, agir e tratar as outras pessoas. Sobre esse assunto, Kathleen Kelley Reardon, autora do livro ‘Política Pessoal - Como vencer em um mundo onde trabalho duro e talento não são suficientes’, acredita que é importante administrar com eficiência as percepções que os outros têm sobre você.

E, para isso, há uma série de dicas a ser seguidas. Em seu livro, a autora estabelece algumas estratégias para criar e manter o poder, pensando nas aparências, nas formas de se relacionar com os outros profissionais e na comunicação que desenvolvemos no mundo corporativo.

Sobre a forma como os profissionais se posicionam, Kathleen observa, por exemplo, que um simples aperto de mão diz muito sobre a pessoa. “Um aperto de mão de fraco implica indecisão e baixa auto-estima”, diz. Por outro lado, o cumprimento dos poderosos são firmes e são acompanhados de um olhar direto.

Veja as dicas da autora sobre aspectos ligados as aparências, relacionamentos e comunicação:


Aparências
- Impressões: construa e administre sua reputação;
- Ambiente: cuide da decoração de seu escritório ou de sua área de trabalho;
- Credibilidade: procure conquistar o respeito e a confiança de seus colegas;
- Compromisso: mantenha-se ativo e ocupado, mas não demonstre estresse;
- Carisma: mostra-se agradável e bem humorado;
- Valor: estabeleça relações entre suas tarefas e as metas da empresa.


Relacionamentos
- Atração: faça com que as pessoas gostem de trabalhar com você (ou para você);
- Exemplos de postura: aja como as pessoas importantes da sua empresa;
- Banco de favores: lembre-se do valor da reciprocidade;
- Mentores: procure bons orientadores;
- Influência: aproxime-se de pessoas poderosas que impulsionem sua carreira.


Comunicação
- Controle de informações: tenha cautela ao fornecer informações para os outros;
- Condução da conversação: evite hábitos prejudiciais e desvios de assunto;
- Estilo: ajuste seu estilo, sempre que necessário, para ajudar a comunicação;
- Abertura: procure ouvir mais do que falar;
- Flexibilidade: mantenha-se aberto a formas novas e criativas de atingir suas metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...