Política pessoal: no ambiente corporativo, até seu aperto de mão diz muito sobre você
Veja dicas de especialista - e autora de livro - sobre aspectos ligados as aparências, relacionamentos e comunicação
Existe uma exaustiva discussão sobre se o que pesa mais, no mundo
corporativo, é o conhecimento técnico ou as aparências, ou seja, sua forma de
falar, agir e tratar as outras pessoas. Sobre esse assunto, Kathleen Kelley
Reardon, autora do livro ‘Política Pessoal - Como vencer em um mundo onde
trabalho duro e talento não são suficientes’, acredita que é importante
administrar com eficiência as percepções que os outros têm sobre você.
E, para isso, há uma série de dicas a ser seguidas. Em seu livro, a autora estabelece algumas estratégias para criar e manter o poder, pensando nas aparências, nas formas de se relacionar com os outros profissionais e na comunicação que desenvolvemos no mundo corporativo.
Sobre a forma como os profissionais se posicionam, Kathleen observa, por exemplo, que um simples aperto de mão diz muito sobre a pessoa. “Um aperto de mão de fraco implica indecisão e baixa auto-estima”, diz. Por outro lado, o cumprimento dos poderosos são firmes e são acompanhados de um olhar direto.
Veja as dicas da autora sobre aspectos ligados as aparências, relacionamentos e comunicação:
Aparências
- Impressões: construa e administre sua reputação;
- Ambiente: cuide da decoração de seu escritório ou de sua área de trabalho;
- Credibilidade: procure conquistar o respeito e a confiança de seus colegas;
- Compromisso: mantenha-se ativo e ocupado, mas não demonstre estresse;
- Carisma: mostra-se agradável e bem humorado;
- Valor: estabeleça relações entre suas tarefas e as metas da empresa.
Relacionamentos
- Atração: faça com que as pessoas gostem de trabalhar com você (ou para você);
- Exemplos de postura: aja como as pessoas importantes da sua empresa;
- Banco de favores: lembre-se do valor da reciprocidade;
- Mentores: procure bons orientadores;
- Influência: aproxime-se de pessoas poderosas que impulsionem sua carreira.
Comunicação
- Controle de informações: tenha cautela ao fornecer informações para os outros;
- Condução da conversação: evite hábitos prejudiciais e desvios de assunto;
- Estilo: ajuste seu estilo, sempre que necessário, para ajudar a comunicação;
- Abertura: procure ouvir mais do que falar;
- Flexibilidade: mantenha-se aberto a formas novas e criativas de atingir suas metas.
E, para isso, há uma série de dicas a ser seguidas. Em seu livro, a autora estabelece algumas estratégias para criar e manter o poder, pensando nas aparências, nas formas de se relacionar com os outros profissionais e na comunicação que desenvolvemos no mundo corporativo.
Sobre a forma como os profissionais se posicionam, Kathleen observa, por exemplo, que um simples aperto de mão diz muito sobre a pessoa. “Um aperto de mão de fraco implica indecisão e baixa auto-estima”, diz. Por outro lado, o cumprimento dos poderosos são firmes e são acompanhados de um olhar direto.
Veja as dicas da autora sobre aspectos ligados as aparências, relacionamentos e comunicação:
Aparências
- Impressões: construa e administre sua reputação;
- Ambiente: cuide da decoração de seu escritório ou de sua área de trabalho;
- Credibilidade: procure conquistar o respeito e a confiança de seus colegas;
- Compromisso: mantenha-se ativo e ocupado, mas não demonstre estresse;
- Carisma: mostra-se agradável e bem humorado;
- Valor: estabeleça relações entre suas tarefas e as metas da empresa.
Relacionamentos
- Atração: faça com que as pessoas gostem de trabalhar com você (ou para você);
- Exemplos de postura: aja como as pessoas importantes da sua empresa;
- Banco de favores: lembre-se do valor da reciprocidade;
- Mentores: procure bons orientadores;
- Influência: aproxime-se de pessoas poderosas que impulsionem sua carreira.
Comunicação
- Controle de informações: tenha cautela ao fornecer informações para os outros;
- Condução da conversação: evite hábitos prejudiciais e desvios de assunto;
- Estilo: ajuste seu estilo, sempre que necessário, para ajudar a comunicação;
- Abertura: procure ouvir mais do que falar;
- Flexibilidade: mantenha-se aberto a formas novas e criativas de atingir suas metas.
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