Turma da Mônica: da tirinha a uma marca de R$ 2,7 bi
Personagens emprestam sua imagem a quase três mil produtos no Brasil e licenciamentos respondem a 90% do faturamento da Maurício de Sousa Produções
Maurício de Sousa: licenciamentos da marca "Turma da Mônica" chamam a atenção pela diversidade, indo desde roupas e brinquedos até alimentos
Rio de Janeiro - De tirinha de jornal com apenas dois personagens à marca com o maior número de licenciamentos do Brasil. Essa foi a evolução da Turma da Mônica desde a sua criação, em 1959, até hoje. Atualmente são quase três mil produtos, desde brinquedos até alimentos, e a marca se prepara para entrar em uma nova fase, ingressando nas plataformas mobile e redes sociais com o foco nas novas gerações conectadas.
Os licenciamentos são responsáveis por pelo menos 90% do faturamento da Maurício de Sousa Produções, que movimenta anualmente R$ 2,7 bilhões. Entre os mais representativos estão a linha editorial, que conta com mais de um bilhão de revistas publicadas em 120 países, e a de produtos infantis, principalmente com as fraldas descartáveis. As duas categorias, juntas, representam cerca de 40% do faturamento total da empresa.
A companhia do setor de higiene Kimberly-Clark é a responsável pela produção das Fraldas da Turma da Mônica. A parceria dura 15 anos e é um dos mais importantes contratos da Maurício de Sousa Produções. Além das Fraldas, outros 30 produtos da empresa levam a assinatura dos personagens infantis, entre eles lenços umedecidos e os protetores solares que, segundo dados do Instituto Nielsen, ocupam a terceira posição em vendas na categoria no Brasil. A linha de shampoo licenciada pela empresa, por exemplo, já possui uma fatia de 10% do mercado brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário