Vacinação contra a gripe começa neste sábado com meta de atingir quase dois milhões de pessoas
No Estado as vacinas podem ser encontradas em cerca de 1,8 mil postos
Pessoas com mais de 60 anos devem se
vacinar Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia
RBS
Começa na manhã deste sábado a mobilização que pretende imunizar quase dois milhões de gaúchos. Até o dia 25 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe distribui na rede pública de saúde doses que protegem contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1, além de outros dois tipos de gripe sazonal.
No Estado as vacinas podem ser encontradas em cerca de 1,8 mil postos. Pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas estão no público-alvo da campanha, lançada pelo Ministério da Saúde, com apoio de secretarias estaduais e municipais.
Sob o lema "proteger é cuidar", a mobilização pretende imunizar 80% do público-alvo, o que representa 24,1 milhões de pessoas no país. No Estado, o público-alvo corresponde a cerca de 1,4 milhão de idosos, 128 mil gestantes, 202,7 mil crianças, 19,6 mil indígenas e 137,7 mil trabalhadores de saúde. As crianças receberão a vacina em duas doses, com 30 dias de intervalo. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. No país, em 2010 o Ministério da Saúde registrou 148 óbitos por conta de complicações. No ano passado, o número caiu para 53, uma redução de 64%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário