A recompensa de cada um
Como criar um plano de remuneração variável para estimular os funcionários de pequenas ou médias empresas
Diego Martins, da Acesso Digital: Remuneração por resultados para todos os 58 funcionários da empresa
Na paulistana Acesso Digital, empresa dedigitalização de documentos, todos os 58 funcionários têm parte da remuneração baseada em desempenho. Atrelar parte do pagamento aos resultados foi a forma que o empreendedor Diego Martins, de 27 anos, encontrou para estimular o crescimento dos negócios.
"Da copeira aos diretores, todo mundo na empresa tem metas e é recompensado por atingi-las", diz Martins. "Acredito que é por isso que estamos conseguindo crescer rapidamente." Desde que foi fundada, em 2004, a Acesso Digital vem dobrando de tamanho a cada ano. Em 2011, suas receitas devem chegar a 14 milhões de reais.
Estabelecer um programa de remuneração variável é uma forma de fazer com que os empregados passem a pensar e a agir como donos do negócio. Quanto melhores os resultados, maiores os ganhos. Não é tão simples, porém, fazer com que uma política como essa funcione corretamente.
Para atingir os resultados esperados, é preciso, em primeiro lugar, saber, de verdade, quais são os objetivos. Aumentar o faturamento, melhorar a rentabilidade ou ter índices mais favoráveis de satisfação dos clientes?
Provavelmente, todos esses fatores — e outros — entram na conta, mas será necessário hierarquizá-los e calcular metas factíveis. "Nunca haverá um programa de remuneração variável efetivo se o empreendedor não tiver a clareza dos resultados que poderá alcançar no médio e longo prazo", diz Leonardo Toscano, consultor da Excelia.
* Na íntegra http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/0039/noticias/a-recompensa-de-cada-um
Nenhum comentário:
Postar um comentário