quarta-feira, 29 de junho de 2011

CRA-SP faz levantamento sobre tributos

Levantamento do CRA-SP indica quais tributos deveriam ser excluídos da folha de pagamento

Maioria dos entrevistados quer que o INSS Patronal, que onera a folha de pagamento em 20%, seja retirado ou reduzido

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br
 
Um Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) sugere mais um motivo para que a Reforma Tributária seja efetuada com rapidez e isonomia. A entidade realizou um levantamento com 1305 filiados para saber quais tributos deveriam ser reduzidos ou retirados da folha de pagamento.

Para a maioria dos participantes (63,9%), o INSS Patronal (contribuição previdenciária devida pelas empresas), hoje de 20%, deveria ser retirado da folha de pagamento ou, pelo menos, reduzido, de acordo com os comentários emitidos pelos administradores.

Hoje de 0,2%, o imposto destinado ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) recebeu 19,2% dos votos. O salário-educação (contribuição social reservada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública), hoje de 2,5%, foi o terceiro mais votado, com 8,7%.

O imposto destinado ao Sesi (Serviço Social da Indústria) ou Sesc (Serviço Social do Comércio), atualmente de 1,5%, recebeu 3,4% das indicações. Já 3% dos administradores optaram pela retirada da alíquota reservada ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), de 0,6%. Apenas 1,8% votaram no fim da contribuição para o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) ou Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), hoje de 1,5%.

A opinião geral dos administradores é a de que o excesso de impostos onera a folha de pagamento, o que dificulta a contratação de mão de obra, restringe a formalização do emprego e tira a competitividade das empresas brasileiras. Além disso, as retenções não são percebidas como retorno à sociedade.

Segundo o CRA-SP, o levantamento indica que a redução na carga tributária brasileira, uma das maiores do mundo, ainda é um enorme desafio a ser enfrentado pelo governo e a classe política brasileira. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...