segunda-feira, 2 de abril de 2012

MPF abre investigação para apurar possível improbidade de Guido Mantega

MPF abre investigação para apurar possível improbidade de Guido Mantega

Procedimento vai apurar eventual omissão em suposto esquema de corrupção na Casa da Moeda

A Procuradoria da República no Distrito Federal instaurou investigação cível preliminar para apurar a possível prática de improbidade administrativa pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O ministro é investigado por eventual omissão quanto ao suposto esquema de corrupção comandado pelo ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci.

Exonerado da Casa da Moeda no fim de janeiro, Denucci ocupava o cargo desde 2008 e é acusado de operar um esquema de remessas ilegais de recursos para paraísos fiscais. O dinheiro viria de contratos de fornecedores de serviços à estatal, subordinada ao Ministério da Fazenda. Na ocasião, Mantega chegou a admitir ter tomado conhecimento das denúncias em 2010, mas considerado as acusações "sem fundamento".

A investigação na Procuradoria será conduzida pelo procurador da República Júlio Carlos Schwonke. O procedimento preparatório tem prazo de 90 dias para ser concluído, prorrogável por igual prazo, uma única vez, em caso de motivo justificável. Caso a investigação não seja concluída nesse período, o procedimento é convertido em inquérito civil, cujo prazo de conclusão é de um ano, prorrogável.

A instauração da investigação é decorrente de representação dos senadores Demóstenes Torres, Álvaro Dias, Aloysio Nunes, Pedro Taques, Jarbas Vasconcelos e Randolph Rodrigues, encaminhada à Procuradoria da República do Distrito Federal pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em 16 de março de 2012.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...