Budweiser já encosta na Heineken no Brasil – mas a que preço?
Em seis meses, Bud conquista 11,5% do mercado premium; o problema é que nem todos acreditam que a cerveja está, mesmo, nele
Budweiser: voltada para o público jovem, cerveja já tem 11,5% do mercado premium
São Paulo – O burburinho em torno do lançamento da Budweiser no Brasil foi grande. Passados seis meses - e contabilizados milhões de reais investidos em marketing - a Ambev tem motivos para comemorar. Segundo dados da Nielsen de fevereiro, a cerveja já encostou na rival Heineken, abocanhando 11,5% de participação no segmento premium, contra 12,3% da concorrente holandesa.
Quando considerado o volume total comercializado no país, os dois rótulos detêm, respectivamente, 0,4% e 0,5% do mercado. Para se ter uma ideia, o percentual da Stella Artois é de 0,2%. Assim como a Budweiser, ela também faz parte do portfólio premium da Ambev. A diferença é que a cerveja belga está no país há quase sete anos.
Para Adalberto Viviani, diretor da consultoria especializada em bebidas Conceptnet, a evolução da Budweiser não chega a surpreender. Enquanto a Stella tem um apelo mais adulto e ligado à gastronomia, a Budweiser chega para conquistar o mesmo público da Heineken: jovens das classes A e B que não contavam com uma marca voltada para seu estilo de vida. "A ascensão da classe C puxa o movimento. Quanto mais pessoas passarem a consumir as cervejas que esses consumidores compravam, mais eles buscarão exclusividade", diz.
Outro motivo para rápida assimilação da marca seria sua capacidade de engarrafar o “american way of life”. Em Hollywood, a cerveja já apareceu em 80 blockbusters desde 2001. De “Batman Begins” ao “Gran Torino” de Clint Eastwood, o rótulo vermelho e branco já deu pinta em filmes como “As Panteras”, “Homem Aranha”, “Velozes e Furiosos” e “Vanilla Sky”.
"Temos uma referência dada pela indústria cultural que é muito forte”, afirma Viviani. “Com isso, a Bud tem a oportunidade de ser uma Nike no universo das cervejas." Não por acaso, a AB InBev, dona da Ambev e maior cervejaria do mundo, escolheu a Budweiser para representar sua marca global da bebida. A chegada no Brasil vai ao encontro dos planos de expansão para a cerveja, que deverá ganhar outra fábrica no país ainda este ano.
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