IBM compra 20% de empresa de tecnologia de Eike Batista
Em contrapartida grupo EBX contrata IBM para prestar serviços de TI por dez anos a um custo de R$ 1 bilhão
Pelo contrato, ao comprar a Six a IBM tem exclusividade na prestação desses serviços á EBX por 10 anos, a um custo estimado de US$ 1 bilhão. Na prática Eike Batista e a IBM fecharam dois acordos. Um de compra de 20% da Six e outro de prestação de serviços.
O contrato de "outsourcing" relativo à parte operacional de tecnologia da informação da EBX estabelece que a IBM atenderá todas as empresas do conglomerado, inclusive as operações no exterior, como Chile e Colômbia. Em comunicado, a EBX afirma que a parceria com a IBM vai potencializar a entrada da SIX Automação no mercado de soluções tecnológicas industriais, além de viabilizar o uso de recursos de pesquisa e desenvolvimento para as empresas do grupo.
Segundo a empresa, a IBM contribuirá com soluções inteligentes de indústria, provendo novos produtos, softwares e serviços que complementam a expertise da SIX Automação para os setores de Petróleo e Gás, Mineração, Construção Naval, Portos e outros a serem definidos. A sociedade prevê a realização conjunta de programas de pesquisa e propriedade intelectual com foco nos segmentos de recursos naturais e sustentabilidade e nas necessidades de negócios do grupo EBX e do mercado, informou a empresa.
Será criado também um centro de soluções industriais conjuntas para que clientes dos quatro países da América Latina (Brasil, Chile, Colômbia e Peru) realizem testes, provas de conceito e customizem a tecnologia de acordo com suas necessidades. A SIX Automação foi criada em outubro de 2011, após a compra da AC Engenharia, companhia com 18 anos de experiência no mercado.
Em novembro do ano passado, a EBX e a IBM haviam concordado em criar uma parceria estratégica para cobrir "uma gama ampla de iniciativas de negócios". Na ocasião, Batista disse que essa parceria melhoraria a eficiência e a competitividade do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário