'Senhor das Armas' é condenado em todas as acusações por júri nos EUA
Viktor Bout é considerado o mair traficante de armas do mundo.
Defesa
nega que o russo tenha vendido ou intermediado venda de armas.
Bout, conhecido como o "Senhor das Armas", foi condenado por quatro acusações ao todo, e poderá pegar uma sentença que varia de 25 anos de prisão e prisão perpétua, segundo o veredicto lido pelo júri.
O traficante de armas russo Viktor Bout chega a Nova York.
(Foto: AP/DEA)
O ex-piloto e tradutor das Forças Armadas soviéticas, que se declarou inocente, foi extraditado para os Estados Unidos em 2010, procedente da Tailândia.
Cartaz de 'O Senhor das Armas' (Foto:
Reprodução)
Sua prisão ocorreu em 2008 neste país em uma operação secreta de agentes americanos em um hotel, e foi seguida por uma longa batalha judicial por sua extradição, que provocou tensões entre Washington e Moscou, que tentou evitá-la.
A defesa do acusado em Nova York admite que ele administrou uma frota de aviões de carga adquirida após o colapso da União Soviética, mas insiste que nunca vendeu nem serviu de intermediário em negócios com armas.
Bout, de 44 anos, é acusado de fornecer armas para guerras no Afeganistão, Angola, República Democrática do Congo, Libéria, Ruanda, Serra Leoa e Sudão.
O caso de Bout inspirou o personagem Yuri Orlov, vivido por Nicholas Cage no filme 'O Senhor das Armas' (Lord of War), de 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário