terça-feira, 6 de setembro de 2011

VW SpaceFox veste adereços e vira SpaceCross


VW SpaceFox veste adereços e vira SpaceCross 

A versão com adereços do SpaceFox, batizada de SpaceCross pela Volkswagen, chega às concessionárias da marca neste mês. A novidade custa R$ 57.990 na versão manual e R$ 60.690 com câmbio automatizado i-Motion. O motor, entretanto, mantém a mesma configuração do modelo do qual deriva: 1.6 litro bicombustível de 104 cv de potência.

Os equipamentos que caracterizam o modelo como “Cross” foram baseados no CrossFox. Contudo, o modelo recebeu adaptações mecânicas, como a nova suspensão, elevada em 33 mm na frente e 35 mm na traseira, além de componentes de segurança como airbag duplo e retrovisor interno eletrocrômico. De série, contam também ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores com ajuste elétrico e computador de bordo.

Na aparência, além dos detalhes off-road, os faróis de neblina foram estendidos para dar a impressão de que o carro é maior. Já na parte de trás, o para-choque foi redesenhado e ganhou aplicações de plástico nas cores preta e cinza, mesma tonalidade usada nas rodas de 15 polegadas.

Mais alta, SpaceCross oferece estabilidade

A versão com câmbio automatizado i-Motion foi avaliada em um percurso de pouco mais de 150 quilômetros, com rodovia de ótima pavimentação, estradas  secundárias com asfalto regular até um trecho de terra. A suspensão elevada, junto dos pneus que a perua ganhou (205/RR 15” em vez dos 195/55 15” usados da versão original do modelo), dão estabilidade e conforto, principalmente nas partes de terra. Faltou, porém, a opção de equipar o carro com pneus de uso misto.

A versão automatizada do carro, no entanto, dá trancos na hora que o veículo muda de marcha, assim como acontece com o SpaceFox. Contudo, o modelo tem como opcional o volante com ”shift paddles”, o que torna a função de troca de marchas mais suave. Outro diferencial do modelo são os discos de freio. A Volkswagen aumentou em 24 mm o conjunto dianteiro. De acordo com a marca, o objetivo foi de proporcionar uma melhor sensação na frenagem.  

Com câmbio manual, a perua vai de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos (com etanol). Já com o sistema i-Motion, com o mesmo combustível, o modelo alcança 100 km/h em 12 segundos. Ainda de acordo com a montadora, em ambas as configurações de câmbio, o carro mantém a média de consumo de 13,8 km com um litro de gasolina e 9,3 km/l com etanol.

Além dos itens de série já citados, o modelo conta também com regulagem de altura no banco do motorista, destravamento do porta-malas pela chave, retrovisor direito auto rebatível, além do sistema “Coming Leaving Home”, que deixa as luzes do farol aceso por alguns segundos. Os opcionais, entretanto, elevam razoavelmente o valor do carro. Na versão com câmbio manual, a pintura perolizada, bancos em couro, CD-Player com MP3, Bluetooth e entradas USB e SD-Card, mais coluna de direção com ajuste de altura, somariam mais R$ 4.395 ao valor da perua. Na versão com câmbio automático, os mesmo itens somados ao volante multifuncional com shift paddles e comando do rádio custam R$ 4.890

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