sexta-feira, 28 de junho de 2013

MPF nega acordo para extração de areia no Rio Jacuí

MPF nega acordo para extração de areia no Rio Jacuí

Ministério Público entende que é necessária a realização de um zoneamento ecológico econômico ou perícia judicial no rio


MPF nega acordo para extração de areia no Rio Jacuí Mauro Vieira/Agencia RBS

Em reunião na tarde desta sexta-feira para tratar do impasse sobre a extração de areia no Jacuí, o Ministério Público Federal (MPF) informou ter concluído que não considerou ser conveniente a retomada da atividade até a realização de umzoneamento ecológico econômico ou perícia judicial no rio.
Com isso, não será firmado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o governo do Estado que poderia levar a Justiça Federal a rever a liminar que impede a mineração por três empresas que abasteciam 95% do mercado da região metropolitana. Com a proibição, o insumo — essencial para a construção civil e obras de infraestrutura — teve uma disparada de preços porque teve de ser buscado em regiões mais distantes.
A decisão do MPF foi comunicada na tarde desta sexta-feira em um encontro que contou ainda com representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Ministério Público Estadual (MPE) e Casa Civil do governo do Estado. Como argumento em busca do TAC, o Estado acenava com a promessa de aumentar a fiscalização sobre a extração de areia no Jacuí, revisar procedimentos para licenciamento ambiental e dar início ao zoneamento.
Em nota, o MPF ressaltou que "o mesmo zoneamento determinado em decisão judicial de 2006 - destinado a possibilitar a mineração de maneira sustentável - não foi feito pela Fepam". Já a promessa de maior fiscalização também foi objeto de um TAC firmado em 2002 que ainda está vigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...