domingo, 23 de junho de 2013

Fenômeno da Superlua

Fenômeno da Superlua deixa satélite maior a olho nu e proporciona espetáculo a observadores

Superlua ocorre quando o perigeu do satélite natural coincide com a lua cheia

 
Fenômeno da Superlua deixa satélite maior a olho nu e proporciona espetáculo a observadores Andréa Graiz/Agencia RBS
 
Desde a noite deste sábado, a lua cheia tem um motivo a mais para atrair olhares contemplativos. O fenômeno da Superlua, que faz com que o satélite possa ser visto 14% maior a olho nu, da Terra, ocorre neste fim de semana.

— A lua está no perigeu, quando há maior aproximação com a Terra, e isso coincidiu com a fase cheia. Por isso estamos vendo ela mais próxima — explica o professor do departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Basílio Santiago.

Quem perdeu a Superlua no sábado pode conferir no domingo, quando o espetáculo se repete. De acordo com Santiago, não importa a localização do visualizador. Basta encontrar um lugar de onde se consiga avistá-la que é possível perceber a dimensão.

— A presença de nuvens atrapalha a visualização, mas não influi no tamanho. Só dificulta a observação. Quando está muito nublado, só vemos o clarão. Já a localização não interfere em nada. É um belíssimo espetáculo ver a lua um pouco maior. Mas a lua cheia é sempre bonita.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...