Vale cultura deve injetar R$ 700 milhões por ano no mercado
A estimativa é do GSPP-Grupo Setorial de Pré-Pagos, que reúne as empresas não financeiras que atuam nesse segmento
Nos próximos anos, o ciclo cultural no Brasil será potencializado em cerca de R$ 700 milhões por ano com a regulamentação do cartão pré-pago para consumo de produtos e atividades culturais – o chamado “vale-cultura”. A estimativa é do GSPP-Grupo Setorial de Pré-Pagos, que reúne as empresas não financeiras que atuam nesse segmento. Hoje (06/09), o Ministério da Cultura (MinC) divulgou uma portaria com o primeiro conjunto de regras sobre o uso do vale-cultura.
“Está nascendo uma nova e promissora categoria de pré-pagos no Brasil, que deve se perfilar ao lado de outros grandes mercados, como o dos tíquetes para pagamento de refeições, o vale transporte e o serviço pré-pago de telefonia celular”, afirma Antônio Jorge Castro Bueno, presidente do GSPP. “E assim como nestas outras categorias, o pré-pago deve favorecer o florescimento de uma cadeia de valor com potencial para gerar milhões de empregos no Brasil”, completa.
O vale-cultura é um benefício que pode ser concedido voluntariamente pelas empresas a funcionários contratados sob regime CLT que recebam até cinco salários mínimos. O objetivo é facilitar o acesso desses trabalhadores a produtos e serviços culturais como livros, DVDs, revistas, instrumentos musicais e ingressos para museus, teatros e cinemas, entre outros.
Para o presidente do GSPP, o principal benefício do vale-cultura é estimular a demanda por cultura. “Até hoje, todos os mecanismos de estímulo à cultura beneficiavam sua produção. Focar na demanda, ou seja, facilitar o acesso do trabalhador de renda mais baixa só é possível graças ao formato do pré-pago, que é ideal para atender nichos e segmentos específicos, como este”, comenta.
Os pré-pagos já são usados no Brasil desde a década de 70, quando surgiram os vouchers para pagamento de refeições. De lá para cá, surgiram os cartões para pagamento de combustíveis e serviços automotivos, os vale-presente e, mais recentemente, os cartões para consultas médicas e exames laboratoriais. Invariavelmente, todos levaram à expansão e consolidação de uma determinada cadeia de valor. Os vales ou tíquetes restaurante, por exemplo, turbinaram o setor de restaurantes comerciais, chegando a representar mais de 80% do faturamento de alguns estabelecimentos. “Com a cultura, acreditamos que algo semelhante ocorrerá”, afirma Antonio Jorge.
Em 2010, os pré-pagos responderam por 4% do consumo privado. Eles devem alcançar 10% em 2020, segundo o GSPP. O avanço se dará por conta da segurança que o modelo oferece para quem paga e para quem recebe um pré-pago, bem como pelo fato de que esse arranjo de pagamento permite elevar a gama de serviços para a população não ou mal bancarizada. Segundo dados da FGV, 40% da população brasileira ainda não tem conta bancária, transacionando R$ 665 bilhões por ano, de acordo com pesquisa do DataPopular.
Criado em 2009, o GSPP é uma organização corporativa sem fins lucrativos que reúne empresas não financeiras e profissionais que trabalham com soluções de sistemas pré-pagos: companhias voltadas ao setor do varejo, com aplicações de cartões-presente, corporações de setores relacionados ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), com processadores e emissores de cartões de vales-eletrônicos, cartões de fidelização, sistemas de pré-pagos de telecomunicação, serviços, emissores, processadores e “program-managers”. O principal objetivo da entidade é fomentar a atividade no Brasil, trabalhando de forma articulada e propositiva para superar os obstáculos existentes e criar as condições para o fortalecimento do setor. Para tanto, atualmente o GSPP foca suas atividades em três temas: regulamentação do setor, modelos de negócios e informação ao consumidor.
“Está nascendo uma nova e promissora categoria de pré-pagos no Brasil, que deve se perfilar ao lado de outros grandes mercados, como o dos tíquetes para pagamento de refeições, o vale transporte e o serviço pré-pago de telefonia celular”, afirma Antônio Jorge Castro Bueno, presidente do GSPP. “E assim como nestas outras categorias, o pré-pago deve favorecer o florescimento de uma cadeia de valor com potencial para gerar milhões de empregos no Brasil”, completa.
O vale-cultura é um benefício que pode ser concedido voluntariamente pelas empresas a funcionários contratados sob regime CLT que recebam até cinco salários mínimos. O objetivo é facilitar o acesso desses trabalhadores a produtos e serviços culturais como livros, DVDs, revistas, instrumentos musicais e ingressos para museus, teatros e cinemas, entre outros.
Para o presidente do GSPP, o principal benefício do vale-cultura é estimular a demanda por cultura. “Até hoje, todos os mecanismos de estímulo à cultura beneficiavam sua produção. Focar na demanda, ou seja, facilitar o acesso do trabalhador de renda mais baixa só é possível graças ao formato do pré-pago, que é ideal para atender nichos e segmentos específicos, como este”, comenta.
Os pré-pagos já são usados no Brasil desde a década de 70, quando surgiram os vouchers para pagamento de refeições. De lá para cá, surgiram os cartões para pagamento de combustíveis e serviços automotivos, os vale-presente e, mais recentemente, os cartões para consultas médicas e exames laboratoriais. Invariavelmente, todos levaram à expansão e consolidação de uma determinada cadeia de valor. Os vales ou tíquetes restaurante, por exemplo, turbinaram o setor de restaurantes comerciais, chegando a representar mais de 80% do faturamento de alguns estabelecimentos. “Com a cultura, acreditamos que algo semelhante ocorrerá”, afirma Antonio Jorge.
Em 2010, os pré-pagos responderam por 4% do consumo privado. Eles devem alcançar 10% em 2020, segundo o GSPP. O avanço se dará por conta da segurança que o modelo oferece para quem paga e para quem recebe um pré-pago, bem como pelo fato de que esse arranjo de pagamento permite elevar a gama de serviços para a população não ou mal bancarizada. Segundo dados da FGV, 40% da população brasileira ainda não tem conta bancária, transacionando R$ 665 bilhões por ano, de acordo com pesquisa do DataPopular.
Criado em 2009, o GSPP é uma organização corporativa sem fins lucrativos que reúne empresas não financeiras e profissionais que trabalham com soluções de sistemas pré-pagos: companhias voltadas ao setor do varejo, com aplicações de cartões-presente, corporações de setores relacionados ao PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), com processadores e emissores de cartões de vales-eletrônicos, cartões de fidelização, sistemas de pré-pagos de telecomunicação, serviços, emissores, processadores e “program-managers”. O principal objetivo da entidade é fomentar a atividade no Brasil, trabalhando de forma articulada e propositiva para superar os obstáculos existentes e criar as condições para o fortalecimento do setor. Para tanto, atualmente o GSPP foca suas atividades em três temas: regulamentação do setor, modelos de negócios e informação ao consumidor.
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