Administradores: conscientização e determinação
Foram necessários quase 25 anos desde a criação do primeiro curso no País, em 1941, até a promulgação da Lei nº 4769, em 9 de setembro de 1965, que instituiu a profissão de nível superior
Embora a principal função de nosso Conselho seja a fiscalização do exercício profissional do administrador, bem como das empresas que exercem atividades da área de atuação do administrador, temos trabalhado arduamente para ser também uma referência no incentivo à modernização dos processos de gestão. Acreditamos que é preciso trabalhar para o aprimoramento profissional dos administradores, através da difusão massiva das tendências existentes no mercado e das novas técnicas desenvolvidas nos campos de atuação do administrador. Diversas ações de conscientização, principalmente com relação aos estudantes da área, são realizadas pelo CRA-SP – que hoje conta com mais de 70 mil registrados entre profissionais (administradores e tecnólogos) e empresas no Estado de São Paulo - para que valorizem e defendam a profissão.
Sabemos que temos pela frente ainda muitos desafios, mas o maior talvez seja conscientizar a sociedade. Não é possível garantir resultados, com eficiência e competência, sem uma administração profissional. A competitividade, o cenário econômico mundial e as rápidas mudanças exigem profissionalismo das empresas para administrar, sem qualquer improviso.
O mercado apresenta uma demanda por profissionais capazes de inovar em bases sustentáveis e éticas. Não é diferente com os administradores. É necessário apresentar resultados sem perder de vista o compromisso com a sociedade. As universidades, por seu lado, precisam adequar-se à realidade das empresas, modernizando a grade curricular para formar profissionais preparados para atender as novas demandas das organizações públicas e privadas.
É importante não perder de vista que é fundamental difundir o conhecimento da área entre administradores e estudantes e a necessidade de profissionais preparados e conscientes da sua responsabilidade. Estamos fazendo isso permanentemente. Temos hoje seccionais em oito importantes macrorregiões: Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Presidente Prudente. Ainda há muito a ser feito, mas procuramos dar o apoio necessário ao administrador para que ele possa criar condições das empresas inovarem e se desenvolverem em todo o Estado de São Paulo.
O cenário para os novos administradores é de oportunidades constantes. A atualização profissional é tema prioritário no CRA-SP. Inovação, sustentabilidade das empresas, governança, ética, competitividade, entre outros, são assuntos sempre em pauta e temas de palestras gratuitas que realizamos através de nosso Centro do Conhecimento do CRA-SP. Mantemos diferentes parcerias voltadas ao desenvolvimento profissional, promovemos anualmente o Encontro do Conhecimento em Administração com a participação de dirigentes de empresas públicas e privadas, estudantes, acadêmicos, entre outros, além de reconhecer mensalmente um presidente de empresa pública ou privada com formação em administração e que tenha destaque em sua área de atuação para que possamos compartilhar sua experiência e conhecimento, além de homenagem a um presidente, administrador, com a láurea Administrador Emérito, todos os anos.
Queremos com isso contribuir não só com os administradores, mas com a conscientização da necessidade da gestão profissional e eficiente. Vale ressaltar que se fala muito que a administração é uma escolha do estudante que têm dúvidas sobre que carreira seguir. Procuro dizer que é natural que muitos jovens passem por momentos de dúvida nessa fase, afinal, é um momento de interesses diversos onde há uma necessidade premente de conciliar realização pessoal, contribuição à sociedade, qualidade de vida, e também o retorno financeiro.
Nesse sentido, a administração naturalmente é uma boa opção por oferecer um caráter multidisciplinar e proporcionar uma visão ampliada e orgânica de áreas que parecem distantes nas empresas, mas têm relação direta como marketing, comércio exterior, recursos humanos, finanças, TI e logística. E é o olhar sobre esse caráter multidisciplinar que dá ao jovem a oportunidade de abrir as portas do mercado a partir de uma visão global dos negócios. Creio que essa é uma vantagem da administração sobre diversos cursos, e talvez por isso o mais procurado pelos jovens. Ou seja, não por falta de escolha, mas pelo número de oportunidades e chance de se ajustar a uma das funções que a carreira proporciona. Nesse sentido, temos dado especial atenção às instituições de ensino superior na formação dos futuros administradores.
Não temos dúvida que é extensa e complexa a pauta de questões em busca de respostas e que todas, com maior ou menos intensidade, estão ligadas à administração. Por isso lutamos para colocar o administrador no centro das discussões, pois sabemos que não existe um futuro sólido no País sem uma gestão eficiente e sem a organização adequada das necessidades da população.
Walter Sigollo – Presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário