Salão de Genebra abre atrás da esperança
Para voltar a ter crescimento nas vendas, Europa espera por incentivos ao carro verde
Herdeira da Enzo, La Ferrari tem 963 cavalos de potência e pode ser vendida no Brasil a R$ 4 milhões Foto: FABRICE COFFRINI / AFP
Gilberto Leal, Enviado Especial/Genebra
As dificuldades da zona do euro fizeram despencar a venda de veículos no Velho Continente, em especial na Espanha, em Portugal, na França e na Itália, que amargaram tombos entre 25% e 50% nos resultados de 2012 em comparação ao ano anterior. Apenas a Alemanha teve resultados positivos. Para 2013, a expectativa não é das melhores.
Os executivos dos principais grupos automotivos acreditam em recuperação apenas a partir de 2015. E esperam por benefícios fiscais para a compra dos chamados carros verdes — elétricos e híbridos — como ocorre no Japão e nos Estados Unidos. Mas, para quem chega ao Palexpo, o centro de eventos da cidade suíça, e visita o Salão do Automóvel de Genebra, parece que a crise não existe. Como sempre, as estrelas são os superesportivos, os luxuosos sedãs e os veículos premium de marcas tradicionais, como Ferrari, Lamborghini e McLaren.
Primeiro evento automotivo europeu do ano, o salão tem como tema a mobilidade de hoje e amanhã, a evolução da tecnologia, a segurança e a ecologia. A mostra, aberta ao público até o dia 17, destaca o avanço da sustentabilidade e a busca da convivência do homem com a máquina e a preservação do ambiente.
Pelos 110 mil metros quadrados do Palexpo, 260 expositores de 40 países mostram 900 modelos, dos quais 120 lançamentos, e cerca de cem movidos por energia alternativa. Nos dois primeiros dias, reservados à imprensa, na terça e quarta desta semana, em torno de 10 mil jornalistas passaram pelos nove pavilhões.
Como a Suíça é um país neutro (não produz automóveis), o espaço está dividido para as marcas em igualdade de condições em nove ambientes. Além das montadoras, estão presentes fornecedores de peças, equipamentos, componentes e acessórios, com ênfase na redução do consumo de combustível e dos níveis de emissões. Marcas míticas, esportivas e tradicionais — Bentley, Aston Martin, Lamborghini, Jaguar, Rolls-Royce, Ferrari, Bugatti e Maserati — disputam a preferência dos visitantes. Muitos dos carros chegarão ao Brasil nos próximos meses.
Gilberto Leal viajou para Genebra a convite da Audi do Brasil
Os executivos dos principais grupos automotivos acreditam em recuperação apenas a partir de 2015. E esperam por benefícios fiscais para a compra dos chamados carros verdes — elétricos e híbridos — como ocorre no Japão e nos Estados Unidos. Mas, para quem chega ao Palexpo, o centro de eventos da cidade suíça, e visita o Salão do Automóvel de Genebra, parece que a crise não existe. Como sempre, as estrelas são os superesportivos, os luxuosos sedãs e os veículos premium de marcas tradicionais, como Ferrari, Lamborghini e McLaren.
Primeiro evento automotivo europeu do ano, o salão tem como tema a mobilidade de hoje e amanhã, a evolução da tecnologia, a segurança e a ecologia. A mostra, aberta ao público até o dia 17, destaca o avanço da sustentabilidade e a busca da convivência do homem com a máquina e a preservação do ambiente.
Pelos 110 mil metros quadrados do Palexpo, 260 expositores de 40 países mostram 900 modelos, dos quais 120 lançamentos, e cerca de cem movidos por energia alternativa. Nos dois primeiros dias, reservados à imprensa, na terça e quarta desta semana, em torno de 10 mil jornalistas passaram pelos nove pavilhões.
Como a Suíça é um país neutro (não produz automóveis), o espaço está dividido para as marcas em igualdade de condições em nove ambientes. Além das montadoras, estão presentes fornecedores de peças, equipamentos, componentes e acessórios, com ênfase na redução do consumo de combustível e dos níveis de emissões. Marcas míticas, esportivas e tradicionais — Bentley, Aston Martin, Lamborghini, Jaguar, Rolls-Royce, Ferrari, Bugatti e Maserati — disputam a preferência dos visitantes. Muitos dos carros chegarão ao Brasil nos próximos meses.
Gilberto Leal viajou para Genebra a convite da Audi do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário