quarta-feira, 6 de março de 2013

Salão de Genebra abre atrás da esperança

Salão de Genebra abre atrás da esperança

Para voltar a ter crescimento nas vendas, Europa espera por incentivos ao carro verde

 
Salão de Genebra abre atrás da esperança  FABRICE COFFRINI/AFP
Herdeira da Enzo, La Ferrari tem 963 cavalos de potência e pode ser vendida no Brasil a R$ 4 milhões Foto: FABRICE COFFRINI / AFP
Gilberto Leal, Enviado Especial/Genebra
 
As dificuldades da zona do euro fizeram despencar a venda de veículos no Velho Continente, em especial na Espanha, em Portugal, na França e na Itália, que amargaram tombos entre 25% e 50% nos resultados de 2012 em comparação ao ano anterior. Apenas a Alemanha teve resultados positivos. Para 2013, a expectativa não é das melhores.

Os executivos dos principais grupos automotivos acreditam em recuperação apenas a partir de 2015. E esperam por benefícios fiscais para a compra dos chamados carros verdes — elétricos e híbridos — como ocorre no Japão e nos Estados Unidos. Mas, para quem chega ao Palexpo, o centro de eventos da cidade suíça, e visita o Salão do Automóvel de Genebra, parece que a crise não existe. Como sempre, as estrelas são os superesportivos, os luxuosos sedãs e os veículos premium de marcas tradicionais, como Ferrari, Lamborghini e McLaren.

Primeiro evento automotivo europeu do ano, o salão tem como tema a mobilidade de hoje e amanhã, a evolução da tecnologia, a segurança e a ecologia. A mostra, aberta ao público até o dia 17, destaca o avanço da sustentabilidade e a busca da convivência do homem com a máquina e a preservação do ambiente.

Pelos 110 mil metros quadrados do Palexpo, 260 expositores de 40 países mostram 900 modelos, dos quais 120 lançamentos, e cerca de cem movidos por energia alternativa. Nos dois primeiros dias, reservados à imprensa, na terça e quarta desta semana, em torno de 10 mil jornalistas passaram pelos nove pavilhões.

Como a Suíça é um país neutro (não produz automóveis), o espaço está dividido para as marcas em igualdade de condições em nove ambientes. Além das montadoras, estão presentes fornecedores de peças, equipamentos, componentes e acessórios, com ênfase na redução do consumo de combustível e dos níveis de emissões. Marcas míticas, esportivas e tradicionais — Bentley, Aston Martin, Lamborghini, Jaguar, Rolls-Royce, Ferrari, Bugatti e Maserati — disputam a preferência dos visitantes. Muitos dos carros chegarão ao Brasil nos próximos meses.

Gilberto Leal viajou para Genebra a convite da Audi do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...