Ação da Petrobras tem maior alta diária em 14 anos
Os papéis ordinários da companhia iniciaram a trajetória de alta após a empresa ter anunciado um aumento do preço do diesel em refinarias
São Paulo - As ações ordinárias da Petrobras tiveram sua maior alta diária em 14 anos nesta quarta-feira, após a estatal surpreender o mercado ao anunciar novo reajuste de preço do diesel, motivando analistas a elevar suas estimativas para os resultados da petrolífera.
"Vemos este aumento como uma vitória para a diretoria da Petrobras, que continua a brigar por uma abordagem mais racional para os preços de diesel e gasolina no país", avaliaram analistas do Itáu BBA em relatório.
O reajuste --o segundo para o diesel neste ano-- surpreendeu o mercado, que considerava improvável que o governo federal autorizasse novo aumento de combustíveis num momento de crescentes preocupações com o avanço da inflação.
"O mercado praticamente tinha descartado novos ajustes e aumentos de combustíveis para 2013, até pelas próprias declarações do governo", disse o analista João Pedro Brugger, da Leme Investimentos, em Florianópolis.
Com isso, as ações ordinárias da estatal saltaram 15,16 por cento, a 16,41 reais, na maior alta diária do papel desde 10 de março de 1999. A preferencial subiu 9 por cento, a 18,05 reais, registrando sua maior valorização diária de fechamento desde 10 de dezembro de 2008.
Para Brugger, o avanço mais forte dos papéis com direito a voto é explicado por uma correção --já que a ação vinha sendo mais penalizada após a estatal ter anunciado corte de dividendos para a classe ordinária de ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário