Programa estimula consumidor a verificar prazo de validade
Ao passar no caixa, cliente que encontrar produto vencido poderá levar outra mercadoria de graça
Por trás da informação estampada nos rótulos, estão garantidas as características e a qualidade dos alimentos.
Embora não seja um hábito seguido à risca pelos consumidores, verificar a validade antes de consumir é essencial para a segurança alimentar.
— O prazo é estabelecido por meio de análises, que determinam o tempo em que podem ocorrer alterações químicas e modificações nas propriedades dos alimentos — explica Marilene Vasata Sgarbi, presidente da Associação Gaúcha de Nutrição.
Até a data do vencimento, as empresas garantem as características que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como cor, brilho, paladar, odor e textura. Após o prazo, o fabricante pode se isentar de responsabilidade sobre o alimento consumido.
— O alimento que contém alguma gordura pode se oxidar e mudar de cor — exemplifica Marilene.
Habituada a verificar apenas a validade de produtos perecíveis, como carnes e lácteos, a funcionária pública Ana Paula Giacomolli Beheregaray, 29 anos, já comprou alimentos estragados:
— Algumas vezes voltei para trocar e outras acabei deixando por preguiça.
Uma iniciativa a ser lançada hoje na Capital deverá despertar a consciência dos consumidores que ainda não têm o hábito de verificar a validade de todas as mercadorias. O Procon de Porto Alegre e a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) implantarão um programa que irá permitir ao consumidor receber gratuitamente a mesma quantidade de produtos com prazo de validade vencido que encontrar na área de vendas dos supermercados.
— É um incentivo para os consumidores ficarem mais atentos e rigorosos na hora da compra — diz Flávia do Canto Pereira, diretora executiva do Procon de Porto Alegre.
A iniciativa, intitulada "De olho na validade", foi implantada com sucesso em três capitais brasileiras — São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A partir de hoje, os supermercados associados à Agas terão 45 dias para se adaptar à regra. A medida valerá somente antes de o consumidor passar pelo caixa.
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