terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Federação de trabalhadores ligada à CUT diz que greve na aviação está mantida

Federação de trabalhadores ligada à CUT diz que greve na aviação está mantida


Posição diverge de acordo fechado entre outras entidades da aviação brasileira


O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke, disse nesta terça-feira que o indicativo de greve para o próximo dia 22 está mantido. A posição da entidade, ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), diverge do acordo fechado entre a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aéreo (FNTTA), ligada à Força Sindical, e o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea).

A reunião foi no Rio de Janeiro, mas não contou com a participação dos aeronautas, que incluem pilotos, co-pilotos e comissários. Klafke ressaltou que a Fentac representa 60 mil trabalhadores, entre aeroviários (pessoal de terra) e aeronautas (embarcados). Ele frisou que o indicativo de paralisação está mantido para as 23h do dia 22.

— Nós insistimos na necessidade de algum índice de aumento real. Além disso, temos divergência quanto a um novo piso que reivindicamos para operador de equipamento. Nós queremos R$ 1.100,00 e eles oferecem R$ 1.000,00. São as duas divergências que separam o Snea e os sindicatos da Fentac, que são a grande maioria dos aeroviários e dos aeronautas — disse.

Klafke explicou que a categoria não desejava empurrar para o final do ano, próximo ao período de festas, a negociação e a possibilidade de greve.

— Nós antecipamos a entrega da pauta em setembro, fizemos esforço para negociar antes, tentamos marcar reunião desde o início de outubro, mas as empresas não aceitaram. Cancelaram reuniões, prometeram contrapropostas e não enviaram. Só em novembro elas fizeram a única proposta de 3% e não se movimentaram mais. Isso fez com que a negociação chegasse neste momento de conflito em uma época muito ruim para todos.

AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...