Cuidado com o PowerPoint
O americano Christopher Witt, especialista em oratória, alerta sobre os riscos que empreendedores correm ao abusar do PowerPoint para falar com clientes, fornecedores e investidores
"Um líder de verdade não pode confiar apenas no PowerPoint para sustentar os seus argumentos"
Agora, o americano Christopher Witt, especialista em oratória, lança uma nova acusação sobre o programa. Em Real Leaders Don't Do PowerPoint ("Líderes de verdade não usam PowerPoint", sem publicação no Brasil), ele afirma que abusar das apresentações com o software pode trazer riscos a qualquer um que precise conduzir um empreendimento - inclusive pequenos e médios empresários à frente de negócios em crescimento.
Witt, que nos últimos 30 anos se dedicou a ensinar empresários, executivos e políticos a falar em público, afirma no livro que o PowerPoint é a perdição para quem pretende se tornar um verdadeiro líder - o que requer permanentemente comunicar-se bem com clientes e fornecedores e motivar funcionários. "Em momentos de crise, de mudanças ou de grandes oportunidades, as pessoas se voltam para os líderes em busca de inspiração, segurança e direcionamento", escreve Witt. "Um líder de verdade não pode confiar que o PowerPoint sustente seus argumentos."
Nessas horas, diz ele, alguém precisa mostrar a cara, pedir a palavra e transmitir a mensagem de forma simples e objetiva. Witt afirma que nada disso é possível na penumbra e atrás de um projetor, como costumam ser as apresentações em PowerPoint. Alguém já viu Bill Gates, criador da Microsoft, dona do software, dizer algo muito importante escondido pelo projetor?
No livro, Witt dá o diagnóstico do que teria se tornado uma espécie de pandemia das apresentações com o programa. Segundo ele, o preço da popularização do PowerPoint foi transformá-lo na muleta favorita de quem vai falar em público, mas não tem muita clareza do que pretende transmitir. Tem-se a (falsa) impressão, diz Witt, de que a pobreza do discurso ficará disfarçada com palavras-chave, frases de efeito, gráficos ilustrativos e imagens.
Witt afirma que atrás de todo negócio bem-sucedido está a figura de um empreendedor que soube compartilhar suas ideias. O mesmo vale para governantes e figuras públicas que conseguem mobilizar pessoas. O livro está cheio de exemplos de excelentes comunicadores, como Steve Jobs, da Apple, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, e o cantor Bono Vox, da banda irlandesa U2, em suas defesas pelos direitos humanos.
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