Estudantes indianos criam lingerie anti-estupro
Invento foi premiado em um dos eventos de tecnologia mais importantes da Índia
Reprodução
Nos últimos meses, a Índia ganhou repercussão na imprensa mundial devido ao estupro e morte de uma jovem em um ônibus e outros casos parecidos que aconteceram depois
A que ponto nós chegamos, alguns de vocês devem estar se perguntando, ao lerem o título deste post. Mas o fato é que a realidade vivida pelo povo indiano nos últimos meses – abusos sexuais brutais de mulheres no pais – levaram três jovens estudantes a criar uma lingerie à prova de estupros. E a ideia foi premiada por um dos eventos de tecnologia mais importantes da Índia, o Gandhian Young technological Innovation, edição de 2013.
O invento, chamado de Society Harnessing Equipment (SHE), tem sensores ligados a uma placa de circuito elétrico capaz de gerar choques e está equipado com GPS. A parte interna da lingerie é feita com um material que evita que a pessoa que estiver usando sofra o choque, que é gerado por qualquer tentativa brusca de retirada da peça.
A ideia é repelir os ataques e ajudar na localização de vítimas. Nada convencional e chega a soar como algo esdrúxulo (o que, de fato, até pode ser), mas ganhou o apoio de muita gente, diante da comoção social vivida na Índia após os últimos acontecimentos.
Em dezembro, a Índia ganhou repercussão na imprensa mundial devido ao estupro e morte de uma jovem em um ônibus. Nos meses seguintes, outros casos parecidos ganharam visibilidade devido à polêmica gerada pelo primeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário