Os bancos com mais reclamações em fevereiro, segundo o BC
Santander é o banco mais reclamado entre os grandes e Bonsucesso entre os médios
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Banco Central registrou 1.208 reclamações procedentes contra bancos grandes em fevereiro
São Paulo - Em fevereiro, o Santander liderou o ranking das instituições mais reclamadas do Banco Central (BC) entre os bancos grandes, com mais de um milhão de clientes. E o banco Bonsucesso foi o que recebeu mais queixas de clientes entre os bancos médios, com menos de um milhão de clientes.
Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Dessa forma, o ranking considera apenas as reclamações procedentes. Os dados usados relacionam o número de queixas recebidas pelo banco com o número de clientes para verificar qual deles tem o maior índice relativo de reclamações. Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.
Veja a seguir os resultados do ranking de fevereiro:
Bancos grandes - mais de um milhão de clientes
Em fevereiro foram registradas 1208 reclamações procedentes entre os bancos grandes, 209 queixas a mais do que em janeiro, quando os bancos somaram 999 reclamações. As principais queixas foram sobre a cobranças de tarifas injustificáveis e sobre problemas na conta-salário. Abaixo de cada tabela estão relacionados os tipos de reclamação mais recorrentes.
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Principais reclamações (em ordem decrescente):realização de débitos em conta não autorizados pelo cliente; cobrança de tarifas injustificáveis e irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo.
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Principais reclamações (em ordem decrescente): cobrança de tarifas injustificáveis; realização de débitos em conta não autorizados pelo cliente; e irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo.
3º lugar: HSBC
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Principais reclamações (em ordem decrescente): problemas de segurança em operações realizadas em meios alternativos (como internet banking), que levaram à ocorrência de saques e de depósitos diferentes do solicitado pelo cliente; realização de débitos na conta não autorizados pelo cliente; e problemas em relação ao encerramento de contas.
4º lugar: Itaú
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos na conta não autorizados pelo cliente; irregularidades na contratação de pacotes de serviço, como a cobrança por um serviço dentro do pacote, sem o consenso do cliente, ou sem que ele soubesse que o serviço estaria incluído no pacote; e cobrança de tarifas injustificáveis.
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos em conta não autorizados pelo cliente; irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo; e cobrança de tarifas injustificáveis.
Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). Dessa forma, o ranking considera apenas as reclamações procedentes. Os dados usados relacionam o número de queixas recebidas pelo banco com o número de clientes para verificar qual deles tem o maior índice relativo de reclamações. Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa do maior número de clientes.
Veja a seguir os resultados do ranking de fevereiro:
Bancos grandes - mais de um milhão de clientes
Em fevereiro foram registradas 1208 reclamações procedentes entre os bancos grandes, 209 queixas a mais do que em janeiro, quando os bancos somaram 999 reclamações. As principais queixas foram sobre a cobranças de tarifas injustificáveis e sobre problemas na conta-salário. Abaixo de cada tabela estão relacionados os tipos de reclamação mais recorrentes.
1º Lugar: Santander
Reclamações procedentes | 456 |
Número de clientes | 23.096.498 |
Índice* | 1,97 |
Principais reclamações (em ordem decrescente):realização de débitos em conta não autorizados pelo cliente; cobrança de tarifas injustificáveis e irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo.
2º Lugar: Banco do Brasil
Reclamações procedentes | 374 |
Número de clientes | 34.652.147 |
Índice* | 1,07 |
Principais reclamações (em ordem decrescente): cobrança de tarifas injustificáveis; realização de débitos em conta não autorizados pelo cliente; e irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo.
3º lugar: HSBC
Reclamações procedentes | 46 |
Número de clientes | 5.771.293 |
Índice* | 0,79 |
Principais reclamações (em ordem decrescente): problemas de segurança em operações realizadas em meios alternativos (como internet banking), que levaram à ocorrência de saques e de depósitos diferentes do solicitado pelo cliente; realização de débitos na conta não autorizados pelo cliente; e problemas em relação ao encerramento de contas.
4º lugar: Itaú
Reclamações procedentes | 169 |
Número de clientes | 25.908.321 |
Índice* | 0,65 |
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos na conta não autorizados pelo cliente; irregularidades na contratação de pacotes de serviço, como a cobrança por um serviço dentro do pacote, sem o consenso do cliente, ou sem que ele soubesse que o serviço estaria incluído no pacote; e cobrança de tarifas injustificáveis.
5º lugar: Bradesco
Reclamações procedentes | 163 |
Número de clientes | 34.357.161 |
Índice* | 0,47 |
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos em conta não autorizados pelo cliente; irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo; e cobrança de tarifas injustificáveis.
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