Volkswagen anuncia híbrido que promete consumo de 111km/l
Em modo totalmente elétrico, XL1 tem autonomia de 50 km
Divulgação
XL1 é o terceiro estágio dos protótipos híbridos da Volks
De acordo com a companhia, o XL1 “é o carro produzido em série mais eficiente do mundo, consumindo 0,9 litro de diesel por 100 quilômetros rodados (equivalente a 111 km/l). Além disso, graças ao seu sistema híbrido plug-in (a bateria pode ser recarregada numa tomada), o modelo de dois lugares pode percorrer até 50 quilômetros utilizando apenas eletricidade - consequentemente, sem gerar emissões”.
O XL1 apresenta como característica que auxiliam no bom desempenho o seu baixo peso (795 kg), boa aerodinâmica (Cd 0,189) e baixo centro de gravidade (1.153 mm de altura). As características dão ao modelo a capacidade de rodar na estrada à velocidade constante de 100 km/h utilizando apenas 6,2 kW / 8,4 cv de potência. Em modo totalmente elétrico, o XL1 necessita de menos de 0,1 kWh para percorrer a distância de um quilômetro.
Conceitualmente, o XL1 representa a terceira etapa de evolução da estratégia da Volkswagen no desenvolvimento do "Carro 1-litro" (automóvel capaz de rodar 100 km/l). Na entrada do novo milênio, o Prof. Dr. Ferdinand Piëch, que atualmente é o presidente do Conselho Supervisor da Volkswagen AG, estabeleceu a meta visionária de colocar no mercado um carro produzido em série que fosse prático para o dia a dia e consumisse um litro de combustível por 100 quilômetros. Com o XL1, que pode levar duas pessoas, a ideia tornou-se realidade.
O XL1 mede 3.888 mm de comprimento, 1.665 mm de largura e apenas 1.153 mm de altura. Para os padrões automotivos convencionais, essas dimensões são radicais. Comparando, o esportivo Porsche Boxster é 129 mm mais alto (1.282 mm). O resultado é que o XL1 tem uma aparência espetacular – um carro do futuro, feito para a atualidade.
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