quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Estudantes gaúchos têm taxa de reprovação maior do que a nacional

Estudantes gaúchos têm taxa de reprovação maior do que a nacional


Divulgada nesta quarta-feira, Síntese de Indicadores Sociais mostra maior acesso à educação


 
Divulgada na manhã desta quarta-feira, a Síntese de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traça um panorama sobre as condições de vida da população do país e mostra crescimento do acesso à educação nos últimos 10 anos.

O estudo traz quadros como o seguinte: a proporção de estudantes negros ou pardos de 15 a 17 anos, no Ensino Médio, cursando a série correspondente para a idade, subiu de 24,4% em 2001 para 45,3% em 2011.

Mas a Síntese também dá mostras da necessidade de mudança no ensino gaúcho: no Estado, as médias de reprovação escolar eram superiores às nacionais em 2011, ano-base do trabalho.

O levantamento do IBGE confirma que, neste quesito em particular, o Rio Grande do Sul era o pior da Região Sul. Se a taxa de reprovados se manteve parecida nos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental (7,2% do Brasil, contra 7,7% do RS), disparou do sexto ao nono ano: 19,2%, diante de 12,4%. Essa proporção continuou semelhante no Ensino Médio, quando 13,1% dos estudantes brasileiros repetiram de ano — no RS, eram 20,7%.

Quer dizer: de cada cinco alunos matriculados no Ensino Médio em escolas gaúchas, em 2011, um era reprovado. E a situação se agrava mais quando os dados migram para as escolas públicas do Estado, onde a reprovação no Ensino Fundamental chega a ser quatro vezes maior do que nas instituições particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...