quarta-feira, 8 de junho de 2011

Marketing Pessoal

VOCÊ PRECISA DE MARKETING PESSOAL NA SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Aluisio Gomes

O grande desafio do Marketing é criar marcas fortes que vão ao encontro das necessidades e desejos dos consumidores e, por essa via, possam aspirar uma vida longa. Se assim acontece com os produtos e os serviços, da mesma forma acontece com as pessoas.

O Marketing Pessoal tornou-se uma ferramenta estratégica essencial no processo de se conduzir com sucesso uma marca pessoal no mundo atual em que vivemos. Na dose certa e de forma planejada, é possível criar e desenvolver uma imagem coerente e consistente.

Por que o Marketing Pessoal é importante? Irving Rein exemplifica que em um mercado de profissionais cada vez mais competitivo, visibilidade é um fator que explica a diferença entre um advogado meramente competente e um que ganha milhões e aparece em programas de televisão para divulgar seu último livro. Pode ser a diferença entre um consultor de empresas modestamente bem-sucedido e um que recebe R$ 10.000,00 por uma palestra. Entender o Marketing Pessoal e o processo de estar em evidência, explica porque algumas pessoas ganham fama, atingindo o topo do sucesso, enquanto outras permanecem obscuras mesmo tendo capacidade para realizar um excelente trabalho. Visibilidade é o que todo executivo em início de carreira quer e o que todo profissional incógnito almeja.
Uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer a sua atividade, desde que pratique e aperfeiçoe constantemente o seu Marketing Pessoal, pode chegar ao topo, elevando o seu nível de notoriedade e imagem e ser recompensado por isso. Essa é uma tarefa que exige paciência, disciplina, perseverança, determinação e um conjunto de crenças e valores que irão nortear o seu comportamento de forma a fazer uso correto das habilidades inatas e das habilidades a serem criadas e aperfeiçoadas.
Para muitos, a busca pela visibilidade não é deliberada, mas acidental ou resultado de algum extraordinário talento. Praticar o Marketing Pessoal no dia-a-dia não deve ser um esforço fingido, mas algo que flui espontaneamente, é o "eu interior" em harmonia com o "eu exterior". Para realizar um Marketing Pessoal gratificante em todos os sentidos, é necessário saber utilizar, de forma coerente e consistente, as novas tecnologias, a mídia e o marketing como ferramentas estratégicas, valorizando a imagem que se pretende transmitir. É preciso ter criatividade e uma certa dose de coragem para criar motivos para interagir com as pessoas e aparecer.

Cada área de atividade pode permitir uma série de ações planejadas que, na sua essência, criarão uma rede de relacionamentos. É nessa interatividade que se desenvolve e se constrói o valor para a marca pessoa. O potencial de contribuição do Marketing para a busca da imagem e da notoriedade, isto é, da reputação e da fama, varia em diferentes setores. Nos 100 metros rasos, ganha visibilidade quem for mais veloz, e o Marketing não faria nenhuma diferença no resultado, mas fará uma grande diferença na recompensa comercial do vencedor. Em outros setores, como negócios, direito, medicina, religião, meios literários, política e entretenimento, onde milhares de aspirantes preenchem as qualidades básicas, o impacto do Marketing pode ser enorme.
O Marketing Pessoal pode ser definido como um conjunto de atitudes e comportamentos que conduzem a vida pessoal e profissional para um feliz sucesso por meio de qualidades e habilidades inatas ou adquiridas do indivíduo que, aperfeiçoadas, promoverão comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objetivos.
No mundo competitivo em que se vive, é grande a importância de um diferencial na atuação dos profissionais. A trajetória pessoal e profissional sempre foi e continuará sendo, um patrimônio individual a ser administrado com rigor e competência. O profissional deve construir uma marca pessoal no universo onde atua, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios. A inércia, nos dias de hoje, custa muito caro, em termos de carreira profissional e pode afetar inclusive as atividades do seu dia-a-dia.
O grande desafio para se praticar o marketing pessoal ou gerenciar a própria marca pessoal com excelência está em responder à seguinte questão:

"O que e como fazer para que a pessoas nos escolham para fazermos parte da vida delas?".

Deve-se ter em conta o público-alvo com o qual a nossa marca pessoal deseja e precisa se relacionar para que as ações sejam especificamente dirigidas a este público, no momento certo e no lugar certo.
* Colaboração da aluna Ines Theisen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair de linha em 2019

Vai sair de linha!  Confira quais carros serão retirados do mercado em 2019 Listamos sete automóveis que deverão sair do mercado ou ganha...